Grécia precisa de acordo até final de Maio para resolver problema de liquidez

| Mundo
Porto Canal / Agências
Atenas, 18 mai (Lusa) -- A Grécia precisa "imediatamente" de um acordo com os seus credores até ao final de maio para resolver questões cruciais de liquidez, disse hoje o porta-voz do Governo de Atenas, Gabriel Sakellaridis.

"É necessário um acordo imediatamente, é por isso que falamos no final de maio, para resolver problemas cruciais de liquidez", afirmou aos jornalistas Gabriel Sakellaridis.

"A pressão financeira é grande", afirmou, alertando que um ultimato dos credores não vai ajudar nas negociações.

Desde fevereiro que o Governo grego negoceia com a Comissão Europeia, o Fundo Monetário Internacional e o Banco Central Europeu reformas a executar no país que permitam desbloquear pelo menos parte da última parcela do atual programa de resgate, no total de 7,2 mil milhões de euros.

A falta de progressos tem criado o receio de um incumprimento pela parte do Estado grego e já levou mesmo o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, a assumir pela primeira vez a grave situação dos cofres helénicos. "A liquidez é um assunto terrivelmente urgente", afirmou na semana passada.

No chamado Grupo de Bruxelas - que junta a Grécia e as instituições que formavam a 'troika' (Comissão, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) -- os temas que estão na origem das profundas divergências continuam a ser as medidas a adotar nas pensões e no mercado laboral.

MSE(IM)// JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.