Câmara de Barcelos ameaça lutar nos tribunais contra privatização da Resulima

| Norte
Porto Canal / Agências

Barcelos, 19 ago (Lusa) - A Câmara de Barcelos garante que irá recorrer a "todos os meios legais", nomeadamente ações judiciais, para tentar impedir a privatização da Resulima, empresa responsável pelo aterro sanitário do Vale do Lima e Baixo Cávado.

Aquela garantia está expressa numa proposta aprovada por unanimidade pela Câmara de Barcelos, que sublinha que a privatização "levaria a um aumento das tarifas de recolha e tratamento de resíduos sólidos e ao despedimento de um número muito significativo de trabalhadores".

O Governo pretende privatizar a Empresa Geral de Fomento (EGF), que detém participações maioritárias no capital social das empresas concessionárias dos sistemas multimunicipais de recolha e tratamento de resíduos sólidos, como é o caso da Resulima.

O capital social da Resulima é detido em 49 por cento pelas câmaras de Barcelos, Esposende, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, estando os restantes 51 por cento nas mãos da EGF.

As seis câmaras já manifestaram disponibilidade para comprarem 2 por cento do capital à EGF, de forma a ficarem com uma participação maioritária.

A proposta agora aprovada pela Câmara de Barcelos refere que a Resulima é "autossuficiente do ponto de vista económico-financeiro, apresenta anualmente resultados líquidos dos exercícios e detém todas as condições para assegurar uma gestão eficiente do serviço público de recolha e tratamento dos resíduos sólidos".

"A Resulima tem condições para baixar as tarifas e os municípios que integram o sistema multimunicipal concordam com essa medida", acrescenta, para sublinhar que o Governo "não autoriza que se baixem as tarifas, nem autorizará, pois as tarifas altas são o 'chamariz' para o setor privado se interessar pela privatização".

Para a Câmara de Barcelos, "só um modelo de gestão pública é que poderá garantir a defesa do interesse público e das populações, na medida em que encerra um grau de responsabilização maior perante os cidadãos, ao nível da transparência e da eficiência da gestão, para além de garantir tarifas mais reduzidas e proporcionais face à atual capacidade económico-financeira da população".

A Resulima apresenta uma tarifa, na entrega de resíduos, de 18 euros por tonelada, a mais baixa entre os vários sistemas do género no país, em que a média está nos 25,6 euros.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.