ONU vai fornecer alimentos a 1,4 milhões de pessoas afectadas pelo sismo no Nepal

| Mundo
Porto Canal / Agências

Genebra, Suíça, 28 abr (Lusa) -- A ONU vai fornecer assistência alimentar a 1,4 milhões de pessoas afetadas pelo terramoto no Nepal, anunciaram hoje as principais agências da organização numa conferência de imprensa.

"O Programa Alimentar Mundial (PAM) prevê fornecer assistência humanitária nos próximos três meses a 1,4 milhões de pessoas que têm grande necessidade de alimentos. Será uma operação em massa", disse a porta-voz do organismo, Elizabeth Byrs, adiantando tratar-se de uma operação muito difícil devido à topografia montanhosa do país.

Segundo o porta-voz do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Christophe Boulierac, as primeiras avaliações indicam que "1,3 milhões de crianças precisam de ajuda humanitária urgente".

Muitos deles encontram-se em aldeias rurais, onde "ainda não foi feito um balanço exato dos danos".

Dos 30 milhões de habitantes do Nepal, 40% são menores, sendo preocupação imediata da UNICEF o risco de propagação de doenças relacionadas com a falta de água potável.

Preocupante é ainda o facto de estar próximo o início da temporada de monções, em maio, que aumentará a dificuldade das operações de socorro.

O sismo registado no sábado no Nepal devastou o país e causou mais de 4.300 mortos, calculando a ONU que afetou oito milhões de pessoas.

PAL // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.