Equipas de resgate tentam chegar às zonas mais remotas do Nepal

| Mundo
Porto Canal / Agências

Katmandu, 28 abr (Lusa) - As equipas de resgate tentam hoje chegar às regiões mais remotas do Nepal após o sismo registado no sábado, que devastou o país e causou mais de 4.300 mortos.

Segundo as contas da ONU, o tremor de terra de magnitude 7,8 afetou oito milhões de pessoas. Mais de 1,4 milhões de pessoas têm particular necessidade de alimentos.

O primeiro-ministro nepalês, Sushil Koirala, declarou numa reunião que o Governo está a tentar enviar ajuda de emergência, incluindo tendas, água potável e víveres, para as vilas mais isoladas dos Himalaias.

No entanto, explicou, os serviços de segurança do país estão a enfrentar "desafios consideráveis" já que várias estradas estão cortadas.

"Recebemos pedidos de ajuda de todo o lado. Mas somos incapazes de prestar simultaneamente auxílio em várias localizações devido à falta de equipamentos e especialistas", afirmou o primeiro-ministro.

ISG// FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Vai ou não avançar com demissão? Pedro Sánchez responde às 11h

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, faz esta segunda-feira, pelas 11h (hora de Portugal Continental) uma declaração ao país depois de na quarta-feira ter revelado que ponderava demitir-se e que ia parar para refletir durante cinco dias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.