TAP: Pires de Lima afirma que "acordos em homens de palavra são para se cumprir"

TAP: Pires de Lima afirma que "acordos em homens de palavra são para se cumprir"
| Economia
Porto Canal / Agências

Cascais, Lisboa, 08 abr (Lusa) - O ministro da Economia, António Pires de Lima, disse hoje que "os acordos entre homens de palavra são para se cumprir", referindo-se ao compromisso firmado com o Sindicato dos Pilotos, a TAP e a PGA.

Pires de Lima, que falava aos jornalistas à margem do Congresso Mundial de Culinária, no Estoril, disse não querer comentar a notícia sobre o impasse das negociações com a TAP e a Portugália (PGA), denunciada pelo Sindicato dos Pilotos, que maracaram assembleias de empresa na próxima semana para os pilotos decidirem o que fazer.

"Não conheço a notícia, portanto não vou querer comentar, mas diria apenas que os acordos entre homens de palavra são para se cumprir", afirmou o ministro.

Questionado sobre eventuais novas greves, Pires de Lima disse tratarem-se de "possibilidades especulativas".

"Há um acordo que foi assinado no final do ano passado e que é um valor importante que nós, no Governo, iremos respeitar", vincou.

Fonte do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) disse à agência Lusa que a direção do sindicato não vai apresentar propostas de luta nas reuniões de 15 e 16 de abril porque "cabe aos pilotos decidir os próximos passos, que podem incluir ações de luta, nomeadamente a greve".

Num comunicado hoje emitido, a direção do SPAC informou que "o processo negocial entre o SPAC, a TAP e a PGA, no âmbito do compromisso subsidiário do acordo ratificado com o Governo em 23 de dezembro de 2014 chegou a um impasse insanável, por motivos estritamente imputáveis à TAP, à PGA e ao Governo".

MYDM (RRA) // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Atualização da Euribor traz mínimos desde julho passado

A taxa Euribor desceu esta segunda-feira face à passada sexta-feira e a três e a seis meses para mínimos desde outubro e julho, respetivamente. Com estas alterações, a Euribor a três meses, que baixou para 3,824%, permanece acima da taxa a seis meses (3,791%) e da taxa a 12 meses (3,658%).

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.