Director-geral da Autoridade Tributária deve esclarecer na AR informação que deu ao Governo - PSD

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 mar (Lusa) - O PSD afirmou hoje que o até agora diretor-geral da Autoridade Tributária, António Brigas Afonso, deve esclarecer no parlamento a "informação que deu ao Governo" sobre uma alegada lista VIP de contribuintes, de forma a evitar especulações.

"Pela [informação] que disponho ainda não está confirmada a existência da lista, aquilo que está confirmado é que a informação não correspondeu 100 por cento à verdade, por isso o senhor diretor-geral apresentou demissão, mas melhor do que qualquer especulação é ele vir ao parlamento dizer o que é que realmente existe e foi feito e porque é que deu informação que porventura não correspondeu 100 por cento à verdade ao Governo", afirmou o social-democrata Duarte Pacheco.

Numa declaração aos jornalistas no parlamento, o deputado do PSD adiantou que além da audição de António Brigas Afonso, a comissão de Orçamento e Finanças aprovou esta manhã as audições do secretário de Estado das Finanças, Paulo Núncio, e do presidente da Associação Sindical dos Inspetores Tributários.

Pacheco defendeu que "tudo deve ser esclarecido" e enfatizou que "o senhor primeiro-ministro e todos os agentes políticos" se referiram à questão da lista especial de contribuintes "com base na informação recebida da Autoridade Tributária".

"Se a Autoridade diz que não há uma lista não há razões para alguém não acreditar na informação que lhe é prestada, foi por isso que ao lado se abriu um inquérito para apreciar se essa informação correspondia à verdade ou não", declarou.

ATF // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Governo propôs suplemento de missão para PSP e GNR entre 365 e os 625 euros

O Governo propôs esta quinta-feira um suplemento de missão os elementos da PSP e da GNR entre os 365,13 e os 625,94 euros, significando um aumento até 75 euros, revelou o presidente da Associação dos Profissionais da Guarda.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".