Termo de identidade e residência para ex-candidato do PSD de Lago envolvido em acidente mortal

Termo de identidade e residência para ex-candidato do PSD de Lago envolvido em acidente mortal
| País
Porto Canal

O ex-candidato do PSD à Câmara de Lagoa, Açores, Gaspar Costa, envolvido num acidente que causou a morte de um jovem de 19 anos, ficou hoje sujeito a termo de identidade e residência, informou o seu advogado.

Gaspar Costa, despistou-se e embateu numa árvore, cerca das 02:15 de domingo, no centro da Lagoa, com uma taxa de 1,65 gramas de álcool por litro de sangue, num acidente que causou a morte de um jovem de 19 anos e feriu com gravidade uma rapariga da mesma idade.

O empresário foi hoje ouvido ao início da tarde no Tribunal de Ponta Delgada, ilha de São Miguel.

Segundo o seu advogado, Ricardo Pacheco, o empresário "está sujeito a termo de identidade e residência" indiciado pela prática dos crimes de homicídio por negligência e condução sob efeito de álcool.

"O senhor empresário Gaspar Costa é arguido neste momento no processo. Está sujeito a termo de identidade e residência e vai aguardar os termos do processo", disse aos jornalistas o advogado Ricardo Pacheco, também vice-presidentes do PSD/Açores.

O advogado explicou que "o processo vai seguir os seus termos, nomeadamente a investigação" que "irá continuar".

"Estamos numa fase muito incipiente do processo. Hoje foi o interrogatório não judicial. O Ministério Público está a trabalhar de acordo com os mecanismos legais e as imposições legais, está a recolher elementos", referiu, acrescentando que hoje foi "um dia importante", já que o arguido "prestou declarações, exerceu o seu direito a tomar posição sobre os factos".

Ricardo Pacheco sublinhou que "os factos são públicos" e que o seu cliente "assumiu a sua responsabilidade nos mesmos e tudo dependerá de uma análise ponderada e estudada".

Os magistrados "seguramente tomarão uma decisão mais correta em relação a este assunto", sublinhou, frisando que o ex-candidato está "extremamente abatido" e "triste".

Gaspar Costa retirou no próprio domingo a sua candidatura pelo PSD à Câmara de Lagoa, afirmando que não dispunha de "quaisquer condições para continuar a ser o candidato" à presidência da autarquia.

"Irei carregar, durante toda a vida, a responsabilidade pelo sucedido esta madrugada e lamentar para sempre a dor dos familiares e amigos dos envolvidos neste trágico acidente", frisou, ainda num comunicado de imprensa.

O empresário, de 40 anos, tinha sido apresentado como candidato independente com o apoio do PSD à Câmara de Lagoa a 12 de julho.

Ainda no domingo a Comissão Política Concelhia da Lagoa do PSD/Açores aprovou a candidatura de José Cabecinha à Câmara local, que era o número dois da lista à Câmara da Lagoa.

O órgão social-democrata expressou também, em comunicado, "o mais profundo pesar a todos os familiares e amigos das vítimas resultantes do acidente ocorrido".

+ notícias: País

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.