Cavaco diz que resultado de eleições "livres e democráticas" na Grécia tem de ser respeitado

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 jan (Lusa) - O Presidente da República escusou-se hoje a especular sobre o futuro na Grécia depois da vitória do Syriza, mas lembrou que a política económica de cada Estado da União Europeia é "matéria de interesse comum".

"O resultado de umas eleições livres e democráticas tem de ser respeitado. O Presidente da República em público não deve especular sobre aquilo que pode acontecer no futuro", afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, quando questionado sobre a vitória do Syriza nas eleições de domingo na Grécia.

Lembrando que o Tratado de Lisboa estabelece que "a política económica de um Estado membro é uma matéria de interesse comum e é coordenada pelo Conselho", Cavaco Silva disse ser, contudo, necessário esperar para conhecer a política do executivo liderado por Alexis Tsipras e pelas decisões que irão ser tomadas.

"Devemos esperar pelas entidades competentes europeias que irão analisar essas políticas anunciadas ou que vão ser aprovadas pelo Governo grego e se elas se conformam ou não com regras comunitárias", referiu o chefe de Estado, que falava aos jornalistas no final de uma cerimónia na Gare Marítima de Alcântara, onde se assinalou o 30.º aniversário da empresa de navegação Transinsular.

Pois, acrescentou, "a interdependência das economias é tão grande", os "sistemas financeiros estão tão interligados que aquilo que um faz diz respeito a todos".

Questionado se um possível "alívio" da austeridade na Grécia poderá ser aproveitado por Portugal, o Presidente da República disse que "o que Portugal conseguir é sempre pelo seu trabalho".

VAM // SMA

Lusa/fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.