Tsipras prevê fechar elenco do Governo com apenas dez ministérios

Tsipras prevê fechar elenco do Governo com apenas dez ministérios
| Mundo
Porto Canal

O novo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, tem previsto fechar hoje o elenco do seu Governo que, segundo a imprensa local, vai ser reduzido a dez ministérios, em vez dos 18 do Executivo de Samaras.

Os meios de comunicação social gregos coincidem na informação de que haverá quatro superministérios, com competências até aqui divididas por diversos departamentos.

Os restantes seis ministérios serão idênticos aos existentes, apesar de mudanças na designação. Segundo a imprensa, a única pasta que será ocupada por um político do parceiro da coligação governamental, o partido Gregos Independentes, será a Defesa. Esse cargo vai ser assumido pelo líder da formação de direita nacionalista, Panos Kammenos.

Prevê-se que aos ministros prestem juramento ainda hoje, a menos que a tramitação dos decretos presidenciais necessários à reforma do sistema ministerial sofra algum atraso.

Já para quinta-feira está marcada a primeira visita oficial, com a deslocação a Atenas do presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.