Situação política na Grécia penaliza euro face ao dólar

| Mundo
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 jan (Lusa) - O euro seguia hoje a desvalorizar face à divisa norte-americana, nos 1,12 dólares, depois de ter caído para 1,11 dólares no início da transação, para o nível mais baixo desde setembro de 2013.

Cerca das 19:15 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,1274 dólares, quando na sexta-feira, sensivelmente à mesma hora, negociava a 1,1242 dólares.

De acordo com os analistas citados pela agência Efe, o comportamento da moeda única ao longo da sessão reflete o resultado das eleições na Grécia, que deram a vitória ao Syriza.

"A vitória do partido de esquerda Syriza dificultará o processo de consolidação e de reformas na Grécia nas não poderá travá-lo", afirmou a economista do banco Julius Bär, Stephanie Lindeck.

A vitória do Syriza na Grécia apenas teve reflexo no euro, mas avizinham-se negociações muito tensas com o novo Governo, antecipou por seu turno o economista chefe da seguradora Allianz, Michael Heise.

Depois de uma campanha centrada em pronunciar-se contra as políticas de austeridade e contra a submissão à 'troika', a coligação de esquerda radical Syriza obteve uma clara vitória nas eleições gerais gregas de domingo.

Divisas..................hoje............................sexta-feira

Euro/dólar...............1,1274..........................1,1242

Euro/libra...............0,74716.........................0,74896

Euro/iene................133,54..........................132,43

Dólar/iene...............118,45..........................117,78

SMS // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.