Farpas para Atenas não páram. Ministro alemão adverte Atenas que Berlim é "difícil de chantagear"

Farpas para Atenas não páram. Ministro alemão adverte Atenas que Berlim é "difícil de chantagear"
| Mundo
Porto Canal

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schauble, advertiu hoje Atenas que os compromissos têm de se manter - sobretudo para se continuar a receber as ajudas do resgate - e que Berlim é "difícil de chantagear".

Numa intervenção num ato organizado por seguradoras, o titular das Finanças e homem forte de Angela Merkel em matéria económica sublinhou que "confiança" e "credibilidade" são "o fundamento para a continuidade da solidariedade europeia".

"Sobre isto há pouco para debater connosco e, além disso, nós somos difíceis de chantagear", adiantou Schauble.

O ministro alemão indicou que se todas as partes mantêm o acordo, Berlim está "disposto a solidarizar-se, mas só nestas condições e em nenhumas outras".

Schauble afirmou-se disposto a falar com Atenas sob estas premissas e recordou que o Governo grego do primeiro-ministro Alexis Tsipras não dispõe de muito tempo para negociar, pois o programa de resgate termina em fevereiro.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.