Governo garante mais verbas para reforçar combate à vespa asiática

| Política
Porto Canal / Agências

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 23 jan (Lusa) - O secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza disse hoje, em Arcos de Valdevez, que o Governo garante as verbas imprescindíveis para o caso de ser preciso intensificar o combate à vespa asiática.

"Estamos preparados para, em caso de necessidade, no âmbito do Programa Operacional e Sustentabilidade na Eficiência dos Recursos do Portugal 20/20, gerir a questão das espécies invasoras. Temos os meios adicionais para colocar neste combate, caso se torne necessário", afirmou Miguel Castro Neto.

O governante falava à margem da sessão de apresentação pública do plano de ação para a vigilância e controlo da vespa asiática (vespa velutina) em Portugal, e da plataforma digital "SOS Vespa Velutina".

Questionado pelos jornalistas, não especificou o montante disponível, mas garantiu que "se o problema continuar a crescer", o Governo "vai ter que adotar abordagens eventualmente ainda mais fortes".

Para Miguel Castro Neto, o dispositivo atualmente definido, quer a nível de monitorização quer de controlo, é o "adequado".

O governante sublinhou ainda a importância da plataforma digital hoje apresentada para o acompanhamento da espécie, a cargo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), e no sentido de "perceber" o comportamento da vespa asiática no país.

"Se é fundamental fazer o combate, por outro lado é imprescindível fazer a monitorização rigorosa da presença, da evolução, e da dinâmica da população da vespa velutina em Portugal. É fundamental percebermos como é que se está a comportar esta população, com uma presença recente no país mas com um número de casos que tem aumentado muito rapidamente".

Atualmente, segundo Miguel Castro Neto, trata-se de uma praga que "ainda não foi classificada como espécie invasora".

Outras das dúvidas que persistem, e que explicou, a plataforma "SOS Vespa Velutina" vai ajudar a desfazer é, se aquela praga se irá manter confinada à região norte, "ou se vai para sul".

"À partida é expetável que não vá para sul por causa das temperaturas. Há ainda dúvidas se a espécie mantém ou não atividade durante o inverno", disse, admitindo já ter recebido "preocupações" sobre esta matéria apesar de não existirem "evidências físicas da atividade da vespa asiática durante o inverno".

ABYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eleições internas do PS já têm data marcada

O calendário para as eleições internas do PS foi aprovado este sábado pela Comissão Nacional do partido, tendo tido cinco votos contra segundo informação adiantada à Lusa por fonte oficial.

Mortágua acusa Governo de ter no programa medidas que não são para cumprir

A coordenadora do BE considerou este sábado que o Governo inscreveu no seu programa medidas que não tenciona cumprir, como a descida do IRS, e acusou PSD e CDS-PP de terem “cadastro” no que toca às respostas para os idosos.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.