Manto de neve cobre freguesias de montanha do Alto Minho

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 16 jan (Lusa) - Um manto com mais de dez centímetros de neve cobre hoje as freguesias de montanha de Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, em área do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), após o primeiro nevão deste inverno.

A informação foi avançada, hoje de manhã, à agência Lusa pelos serviços municipais de proteção civil dos três concelhos.

Em Melgaço, os serviços de proteção civil de estão a limpar as estradas das zonas mais altas do concelho onde um manto de neve, que caiu durante a noite, chega a ter dez centímetros de altura.

De acordo com fonte da Câmara de Melgaço, a neve que caiu durante a noite afeta as freguesias de Cubalhão, Castro Laboreiro, e Lamas de Mouro acima dos 700 metros de altitude.

"As máquinas e elementos da autarquia estão no terreno desde o início da manhã, em operações de limpeza para manter as estradas transitáveis. Em algumas vias a neve está a derreter, situação que está a ser acompanhada pelo serviço de proteção civil municipal", explicou a mesma fonte.

Aquela fonte adiantou que "nesta altura a neve parou, prevendo-se a continuação de queda, em menor quantidade, nos próximos dias".

Em Arcos de Valdevez, o vereador com a área da proteção civil,Olegário Gonçalves, adiantou que o manto de neve afeta sobretudo a zona do Soajo e Gavieira, no PNPG, "onde ainda nevava cerca das 10:00".

Olegário Gonçalves adiantou que "a estrada entre Adrão e o Soajo se encontrava encerrada ao trânsito hoje de manhã".

O responsável a que os serviços de proteção civil estão proceder "à limpeza e colocação de sal nas estradas das vias mais afetadas".

Em Ponte da Barca, o autarca socialista Vassalo Abreu afirmou que a Serra Amarela, no PNPG, "acordou hoje totalmente branca" após o nevão que caiu durante a noite mas que "não provocou o corte de estradas no concelho".

ABYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Jovem detido por incendiar escola em Vila Real

Um jovem de 19 anos foi detido, esta terça- feira, pela Polícia judiciária(PJ) por suspeitas da prática de um crime de incêndio na Escola Básica 23 Diogo Cão, em Vila Real.

Câmara de Braga e condomínio julgados pela morte de três estudantes em 2014

O julgamento de uma ação de indemnização relacionada com a morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em 2014 arrancou hoje, sendo os réus a Câmara de Braga e uma empresa de condomínios.

Ponte móvel de Leixões, a quarta maior do mundo, vai encerrar para obras

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.