Metade dos alunos de Boticas não foram às aulas por causa da neve

Metade dos alunos de Boticas não foram às aulas por causa da neve
| Norte
Porto Canal

A queda de neve impediu hoje metade dos alunos de Boticas de ir às aulas e a Proteção Civil vai assegurar a distribuição das refeições aos idosos, disse o presidente da autarquia.

O autarca Fernando Queiroga afirmou à agência Lusa que o Agrupamento de Escolas de Boticas está a funcionar, mas apenas com metade dos alunos já que, devido à queda de neve, os transportes escolares não descerem das zonas mais altos do concelho.

Uma situação que, de acordo com o presidente, afetou cerca de 200 alunos.

No terreno estão três limpa-neves a trabalhar na desobstrução das vias e no espalhamento de sal, só que, segundo Fernando Queiroga, "continua a nevar muito".

As operações de limpeza concentram-se nas principais vias do concelho.

Na hora do almoço, a Proteção Civil, com meios do município e dos bombeiros, vai ajudar a fazer a distribuição da alimentação aos idosos beneficiários do apoio domiciliário, já que, nas aldeias "mais altas" do concelho, só é possível circular com veículos equipados com correntes de neve ou todo o terreno.

O autarca referiu ainda que se prevê um abrandamento das condições meteorológicas a partir da hora do almoço.

Também no concelho Valpaços, a neve obrigou ao encerramento do Centro Escolar de Carrazeda de Montenegro e os transportes escolares também não se efetuaram nesta zona.

A responsável local pela Proteção Civil, Carla Cerdeira, disse que o mau tempo está a afetar principalmente as estradas da zona da serra da Padrela, estando a decorrer as operações de limpeza.

Em Chaves, verificou-se apenas algum condicionamento na circulação rodoviária, principalmente na estrada de acesso a Soutelinho da Raia.

Montalegre foi o concelho do distrito de Vila Real mais afetado pelo mau tempo, que obrigou ao encerramento de todas as escolas do concelho, afetando cerca de 400 alunos.

Fonte da GNR disse à Lusa que todas as principais estradas do distrito "estão transitáveis, mas com precaução".

A neve caiu também no Itinerário Principal 4 (IP4), na zona do Alto Espinho, concelho de Vila Real, condicionando momentaneamente a circulação, até à passagem dos veículos limpa-neves.

+ notícias: Norte

Ponte móvel de Leixões, a quarta maior do mundo, vai encerrar para obras

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.

Vereador de Matosinhos acusa autarquia de "inação" na monitorização das águas e areias das praias

O vereador independente da Câmara de Matosinhos António Parada requereu esta quinta-feira com urgência a monitorização da qualidade das águas e areias das praias do concelho, já a presidente relembrou que a autarquia faz análises regulares há quatro anos.

Avô e netos resgatados esta madrugada em naufrágio ao largo de Vila Nova de Gaia

Uma embarcação de pesca naufragou na madrugada desta sexta-feira, ao largo de Vila Nova de Gaia, avança o jornal “Correio da Manhã”. Os três tripulantes, avô e dois netos, foram resgatados pela Estação Salva-Vidas de Leixões.