Escolas encerradas em Montalegre devido à neve

| Norte
Porto Canal

A queda de neve obrigou hoje ao encerramento de escolas e paragem dos transportes escolares no concelho de Montalegre, afetando cerca de 400 alunos, disse à agência Lusa o presidente do município.

Orlando Alves referiu que durante a noite caiu o primeiro grande nevão deste inverno em Montalegre, situação que afetou a circulação nas estradas daquele concelho do distrito de Vila Real.

O autarca salientou que as operações de limpeza estão em curso por todo o território, mobilizando todos os meios disponíveis no município, como as três viaturas pesadas (limpa neves e espalhadores de sal), outros cinco equipamentos adaptados com frontais de limpeza e os tratores, também com equipamento adaptado, que estão contratualizados pelo concelho.

"São pessoas contratadas que, logo pela manhã, adaptam os frontais aos seus tratores e saem para a rua para fazerem a limpeza das estradas", explicou.

Orlando Alves acrescentou que, por razões de segurança, os transportes escolares não circularam esta manhã e as escolas de todo o concelho não abriram, deixando sem aulas cerca de 400 alunos.

"Aqui no concelho, estamos mais ou menos bem preparados, mas quando se iniciam operações de limpeza e a queda de neve é constante, limpamos à frente mas já estamos a ficar inundados atrás", afirmou.

A prioridade dos serviços vai, segundo o autarca, para a desobstrução das principais estradas do concelho.

O autarca prevê, por outro lado, que a neve seja um motivo de atração de pessoas a Montalegre durante o fim de semana.

+ notícias: Norte

Ponte móvel de Leixões, a quarta maior do mundo, vai encerrar para obras

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.

Vereador de Matosinhos acusa autarquia de "inação" na monitorização das águas e areias das praias

O vereador independente da Câmara de Matosinhos António Parada requereu esta quinta-feira com urgência a monitorização da qualidade das águas e areias das praias do concelho, já a presidente relembrou que a autarquia faz análises regulares há quatro anos.

Avô e netos resgatados esta madrugada em naufrágio ao largo de Vila Nova de Gaia

Uma embarcação de pesca naufragou na madrugada desta sexta-feira, ao largo de Vila Nova de Gaia, avança o jornal “Correio da Manhã”. Os três tripulantes, avô e dois netos, foram resgatados pela Estação Salva-Vidas de Leixões.