Acções da PT SGPS recuperam de mínimo e sobem 14,57%

Acções da PT SGPS recuperam de mínimo e sobem 14,57%
| Economia
Porto Canal

As ações da Portugal Telecom SGPS (PT SGPS) estão esta manhã a subir 14,57% para 80,2 cêntimos, no principal índice da bolsa portuguesa (PSI20), recuperando da queda de terça-feira.

Os títulos da empresa registaram na terça-feira o valor mais baixo de sempre ao cotarem-se nos 62,9 cêntimos, com uma queda de cerca de 12%.

O valor de encerramento de sessão mais baixo das ações da PT SGPS foi atingido a 07 de janeiro, cotando-se a 65,3 cêntimos, enquanto o valor mais alto se registou há cerca de um ano, no dia 21 de janeiro, quando os títulos chegaram a valer 3,594 euros.

Nesta sessão de negociação foram transacionadas cerca de 9,2 milhões de ações, sendo que a média dos últimos seis meses está nos 11,7 milhões de títulos.

Numa altura em que existem grandes incertezas sobre a venda da PT Portugal e uma pressão do desempenho da operadora brasileira Oi em bolsa, as ações da PT SGPS estão agora a recuperar, sendo que a sua capitalização bolsista atual (7,2 mil milhões de euros) se aproxima do valor que a Altice pretende pagar pela PT Portugal (7,4 mil milhões de euros).

Os títulos da PT SGPS estão em queda contínua desde 26 de novembro, quando estavam cotados a 1,555 euros.

As ações da empresa foram suspensas na sexta-feira passada, após a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) ter imposto que a PT SGPS teria que esclarecer o mercado sobre a venda da PT Portugal, antes da assembleia-geral marcada para segunda-feira. O encontro de acionistas acabou por ser suspenso por dez dias, tendo a PT SGPS prometido mais informação durante este período.

A assembleia-geral vai continuar a 22 de janeiro, tendo como agenda principal a deliberação sobre a venda da PT Portugal aos franceses da Altice por parte dos brasileiros da Oi.

+ notícias: Economia

Há mudanças nas transferências bancárias a partir desta segunda-feira

As transferências bancárias entre contas portuguesas passam a ter, a partir desta segunda-feira, a confirmação prévia do beneficiário antes de ser dada a ordem final da transferência do dinheiro.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.