Chegou o momento do investimento

| Política
Porto Canal

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, afirmou hoje que estão reunidas as condições para promover o investimento e criar emprego em Portugal, na sequência do pacote de incentivos fiscais aprovados pelo Governo.

"Chegou o momento do investimento. Depois da diminuição do défice orçamental e da estabilização financeira: chegou, repito, o momento do investimento", afirmou Vitor Gaspar numa conferência de imprensa no Ministério das Finanças, em Lisboa.

O Ministro das Finanças referiu que as medidas hoje anunciadas e aprovadas "permitirão as melhores condições de financiamento e abrirão caminho à criação de mais e melhores empregos, sobretudo, destinam-se à criação de emprego jovem".

"Seria de resto um grave erro considerar os progressos atingidos como garantidos mas hoje Portugal dá um novo passo, uma nova fase caracterizada pelo relançamento do investimento. Destina-se à criação de emprego para os jovens. É esta a maior prioridade do governo português e da Europa como um todo", enfatizou Vitor Gaspar.

O Conselho de Ministros aprovou hoje um pacote de incentivos fiscais ao investimento, que inclui um crédito fiscal extraordinário para investidores.

O comunicado do conselho de ministros diz tratar-se de "um incentivo fiscal ao investimento sem precedentes em Portugal", mas Marques Guedes, ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, escusou-se a quaisquer pormenores.

O comunicado refere apenas ter sido aprovada uma proposta de lei e um decreto-lei e que o objetivo do pacote de incentivos fiscais é "relançar" a economia, fomentar o crescimento económico e criar emprego "de forma sustentada".

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.