Gaspar explica sétima avaliação ao parlamento na próxima semana

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 mai (Lusa) - O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, vai ser ouvido no parlamento, na próxima semana, a propósito do encerramento da sétima avaliação da 'troika' ao Programa de Assistência Económica e Financeira, disse hoje à Lusa Vieira da Silva.

O deputado socialista, que preside à Comissão Eventual para Acompanhamento das Medidas do Programa de Assistência Financeira a Portugal, afirmou que a reunião está marcada para as 10:00 do dia 29 deste mês e que o objetivo é detalhar os resultados da sétima avaliação da 'troika' (Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia).

A última vez que Vítor Gaspar esteve no parlamento foi a 30 de abril, quando o sétimo exame regular ao programa de assistência financeira a Portugal ainda não estava concluído e no dia em que o Governo apresentou o Documento de Estratégia Orçamental (DEO) à Assembleia da República.

Na altura, o ministro das Finanças adiantou que as medidas de consolidação orçamental que o executivo pretende adotar ascendem a 4.700 milhões de euros entre 2014 e 2016.

"No cenário atual, a trajetória do saldo orçamental exige a execução de medidas que ascendem a 2,8 mil milhões de euros em 2014, 700 milhões em 2015 e 1.200 milhões em 2016", afirmou o governante, na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública.

Estes valores correspondem a 1,7% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2014, a 0,4% do produto em 2015 e a 0,7% do PIB em 2016, de acordo com informação que o ministro das Finanças apresentou.

O governante disse ainda que, "dado que a possibilidade do aumento de impostos parece excluída, a restrição financeira determina o debate", reiterando o que tem vindo a dizer: "O Estado ao serviço dos portugueses só poderá ter a dimensão que os cidadãos estejam dispostos a pagar por ele."

ND // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.