Chegou o momento do investimento

| Política
Porto Canal

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, afirmou hoje que estão reunidas as condições para promover o investimento e criar emprego em Portugal, na sequência do pacote de incentivos fiscais aprovados pelo Governo.

"Chegou o momento do investimento. Depois da diminuição do défice orçamental e da estabilização financeira: chegou, repito, o momento do investimento", afirmou Vitor Gaspar numa conferência de imprensa no Ministério das Finanças, em Lisboa.

O Ministro das Finanças referiu que as medidas hoje anunciadas e aprovadas "permitirão as melhores condições de financiamento e abrirão caminho à criação de mais e melhores empregos, sobretudo, destinam-se à criação de emprego jovem".

"Seria de resto um grave erro considerar os progressos atingidos como garantidos mas hoje Portugal dá um novo passo, uma nova fase caracterizada pelo relançamento do investimento. Destina-se à criação de emprego para os jovens. É esta a maior prioridade do governo português e da Europa como um todo", enfatizou Vitor Gaspar.

O Conselho de Ministros aprovou hoje um pacote de incentivos fiscais ao investimento, que inclui um crédito fiscal extraordinário para investidores.

O comunicado do conselho de ministros diz tratar-se de "um incentivo fiscal ao investimento sem precedentes em Portugal", mas Marques Guedes, ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, escusou-se a quaisquer pormenores.

O comunicado refere apenas ter sido aprovada uma proposta de lei e um decreto-lei e que o objetivo do pacote de incentivos fiscais é "relançar" a economia, fomentar o crescimento económico e criar emprego "de forma sustentada".

+ notícias: Política

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.

Passado colonial português. Chega vai apresentar na AR voto de condenação a Marcelo

O Chega vai apresentar na próxima semana, na Assembleia da República, um voto formal de condenação ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e às declarações que proferiu sobre a reparação devida pelo passado colonial português, anunciou o partido.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.