"Os accionistas da PT SGPS é que decidem" se suspendem assembleia - Ongoing

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 jan (Lusa) - O administrador da Ongoing na PT Rafael Mora disse hoje que os acionistas "é que decidem" se suspendem ou não a assembleia-geral, que acabou de começar tendo a venda da PT Portugal como único ponto da ordem de trabalhos.

"Os acionistas da PT vão falar agora. Os acionistas é que decidem e se pronunciam, não podemos antecipar-nos", afirmou Rafael Mora à entrada da reunião magna da PT SGPS, escusando-se a dizer se pretende a suspensão ou não dos trabalhos da AG e eventual adiamento.

Os acionistas da PT SGPS deverão votar hoje a proposta de compra da PT Portugal pela Altice, que a 30 de novembro passado reviu em alta a oferta para 7.400 milhões de euros, depois de a 03 de novembro ter oferecido 7.025 milhões de euros, excluindo os negócios em África.

Na sexta-feira, o Conselho de Administração da PT SGPS esteve reunido cerca de seis horas, tendo suspendido o encontro para durante o fim de semana decorrerem novos contactos entre este órgão, a Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM) e o presidente da mesa da assembleia-geral, com o objetivo de encontrar um consenso sobre a sua realização.

A Ongoing detém 10% da PT SGPS, empresa que tem a dívida de quase 900 milhões de euros da Rioforte, do Grupo Espírito Santo (GES) e uma participação de 39,73% na brasileira Oi, dos quais 35,81% diretamente e o restante através de posições diretas.

Por sua vez, a Oi, que também é acionista da PT SGPS com 10%, está a vender a PT Portugal, que detém o Meo e o Sapo, entre outros serviços, depois de maio do ano passado ter passado a controlar aqueles ativos, no âmbito do processo de combinação de negócios com a empresa portuguesa.

Após a concretização da prevista combinação de negócios entre a PT SGPS e a Oi, que dará origem a uma nova entidade, a CorpCo, os acionistas da empresa portuguesa irão ficar com uma posição de 25,58% dessa nova companhia.

JMG/ALU// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.