PwC diz que PT e BES negociaram para obter melhor taxa nas aplicações do ESI

PwC diz que PT e BES negociaram para obter melhor taxa nas aplicações do ESI
| Economia
Porto Canal

A PriceWaterhouseCoopers (PwC) aponta, no seu relatório, que encontrou evidências de que a PT SGPS e o BES tiveram negociações para obter uma melhor taxa nas aplicações em títulos da Espírito Santo International (ESI).

Os consultores da PwC "obtiveram evidência (através de 'email') de negociações entre a PT SGPS e o BES no sentido de se obter uma melhor taxa para as aplicações a efetuar em títulos emitidos pela ESI", refere a entidade no relatório sobre as aplicações financeiras da operadora de telecomunicações no Grupo Espírito Santo (GES) divulgado na quinta-feira à noite.

A PwC acrescenta que "não encontrou evidência de consultas efetuadas a outras instituições financeiras por forma a obter cotações para outros títulos, pelo que não foi possível demonstrar, de forma direta e inequívoca, que as aplicações efetuadas no GES foram de facto realizadas a preços de mercado".

Por outro lado, a consultora aponta que "pode ser questionado se a PT SGPS cumpriu a política de gestão de risco de crédito aprovada na sua documentação corporativa, quer porque as aplciações de tesouraria efetuadas junto do GES só formalmente eram de curto prazo, quer porque não eram realizadas em outras instituições que não o GES, sem comprovada reputação de mercado e sem sujeição a qualquer tipo de 'rating' de crédito conhecido".

No documento, a PriceWaterhouseCoopers aponta que "nas apresentações relativa ao exercícios de 2012 e 2013 e ao primeiro trimestre de 2014 nunca foram evidenciadas as aplicações em títulos emitidos pela ESI ou pela Rioforte".

O relatório é divulgado após as buscas efetuadas pelas autoridades na sede da PT e nos escritórios da PwC e em vésperas da reunião magna de acionistas da empresa, agendada para segunda-feira, 12 de janeiro.

A Assembleia Geral de acionistas visa aprovar, ou não, a venda da PT Portugal, desde maio passado nas mãos da brasileira Oi, ao grupo francês Altice.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.