Mosqueira do Amaral lamenta "tragédia" que causou danos materiais e morais

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 17 dez (Lusa) - O ex-administrador do BES Pedro Mosqueira do Amaral lamentou hoje em nome pessoal e em nome da família que representa os prejuízos materiais e danos morais causados pela "tragédia" que foi o colapso do banco e do Grupo Espírito Santo (GES).

"Lamento em nome pessoal e em nome da família que represento os prejuízos materiais e os danos morais causados a todos os afetados por esta tragédia. Aliás, a minha família foi igualmente lesada, substancialmente, por este acontecimento", declarou o responsável.

Pedro Mosqueira do Amaral falava no parlamento, em audição na comissão de inquérito à gestão do BES e do GES.

Na sua intervenção inicial, Mosqueira do Amaral declarou aos deputados que a sua relação com o BES começou em 1997, quando ingressou como quadro técnico no banco, e desde 2001 que desenvolve a sua atividade na Alemanha, tendo tratado "da colocação das emissões de dívida do BES junto de bancos alemães".

O seu pai, Mário Mosqueira do Amaral, falecido em março deste ano, era acionista e fundador do GES e membro do Conselho Superior.

Em 2008, Pedro Mosqueira do Amaral foi nomeado administrador não executivo do BES em representação da sua família, e foi nomeado "para alguns outros lugares de administração, de caráter não executivo, junto de outras empresas" do GES e do BES.

Já no final de 2011, o responsável passou a integrar o Conselho Superior do GES juntamente com o seu pai, embora só em março deste ano, após a morte do seu progenitor, tenha conquistado direito de voto, contou aos deputados.

A comissão de inquérito arrancou a 17 de novembro e tem um prazo de 120 dias, que pode eventualmente ser alargado.

Os trabalhos têm por intuito "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos, e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".

A 03 de agosto passado, o Banco de Portugal tomou o controlo do BES, após a apresentação de prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades: o chamado banco mau (um veículo que mantém o nome BES e que concentra os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas) e o banco de transição que foi designado Novo Banco.

PPF/DN // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Atualização da Euribor traz mínimos desde outubro

A taxa Euribor desceu esta segunda-feira a três e a seis meses para mínimos desde outubro do ano passado e subiu a 12 meses face a sexta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.