FC Porto goleia Rio Ave por "enganador" 5-0

| FC Porto
Porto Canal

O FC Porto goleou hoje o Rio Ave por "enganador" 5-0, num desafio no qual sentiu muitas dificuldades, mas que lhe permitiu manter-se a três pontos do Benfica, líder da I Liga de futebol, à 11.ª jornada.

Tello (47), Jackson Martínez (78), Alex Sandro (89), Óliver Torres (90+1) e Danilo (90+3) materializaram em golos o justo, mas exagerado, triunfo dos "dragões", frente a um Rio Ave confiante e ousado no segundo tempo, e que ficou a queixar-se de duas grandes penalidades, quando perdia por um.

No Estádio do Dragão, no Porto, o técnico Pedro Martins esperava compensar a diferença de qualidade das equipas com atitude, entrega e concentração, mas os seus pupilos falharam neste último capítulo, pois os dois primeiros golos nasceram de erros defensivos.

O FC Porto entrou muito forte e aos três minutos já tinha duas situações soberanas: começou com slalom de Danilo, que fugiu a três adversários, mas Cássio defendeu o seu remate, seguindo-se iniciativa de Tello, que foi à linha cruzar, mas o remate de Jackson bateu em Tiago Pinto.

Os "dragões" queriam resolver cedo e promoviam um jogo de sentido único, que foi perdendo intensidade e objetividade a caminho do intervalo, que chegou com o único remate do Rio Ave, desaproveitado por Ukra.

Ukra (46) foi o primeiro a rematar após o reatamento, mas a dupla asneira de Cássio e Marcelo permitiram ao FC Porto recuperar a bola em cima da área e Tello, com remate cruzado, inaugurou o marcador, aos 47 minutos.

A reação do Rio Ave foi forte e imediata e o conjunto de Pedro Martins queixou-se de dois possíveis penaltis: primeiro numa disputa entre Danilo e Zeegelaar, na linha final, e depois, em confusão na área, protestam por possível bola no braço de Herrera.

A "ausência" de Brahimi ditou a sua substituição por Rúben Neves (55), na tentativa de Julen Lopetegui dar mais consistência à equipa, surpreendida pelo bom futebol e ousadia do adversário, que equilibrou e ameaçava empatar.

A verdade é que os portistas serenaram e voltaram a ser os senhores do jogo e do perigo, testando a atenção de Cássio, que foi impotente para segurar o remate de Jackson Martínez (78), após mas uma asneira defensiva, e viu o colombiano marcar o oitavo golo no campeonato, igualando Talisca (Benfica) e Maazou (Marítimo) no topo da lista de marcadores.

O Rio Ave ainda atirou ao poste por Diego Lopes (81) e Fabiano negou depois o golo a Diego, mas, num lance feliz, Alex Sandro (89) fez o terceiro, que já soava a exagerado.

Nos descontos, Quintero serviu Óliver Torres (90+1) para o quarto e Danilo (90+3), o melhor em campo, arrancou uma "bomba" para o 5-0 final.

Jogo no Estádio do Dragão, no Porto.

FC Porto - Rio Ave, 5-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

1-0, Tello, 47 minutos.

2-0, Jackson Martínez, 78.

3-0, Alex Sandro, 89.

4-0, Ólivier Torres, 90+1.

5-0, Danilo, 90+3.

Equipas:

- FC Porto: Fabiano, Danilo, Marcano, Martins Indi, Alex Sandro, Casemiro, Herrera (Quintero, 70), Óliver Torres, Tello (Quaresma, 83), Jackson Martínez e Brahimi (Rúben Neves, 55).

(suplentes: Andrés Fernández, Maicon, Quaresma, Quintero, Ádrian López, Rúben Neves e Aboubakar).

- Rio Ave: Cássio, Nuno Lopes, Marcelo, Prince, Tiago Pinto, Wakaso, Pedro Moreira (Luis Gustavo, 78), Diego Lopes, Ukra, Esmael (Del Valle, 69) e Marvin (Hassan, 62).

(suplentes: Ederson, Luís Gustavo, Hassan, Boateng, André Vilas Boas, Roderick e Del Valle).

Treinador: Pedro Martins.

Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Esmael (28), Lionn (29), Casemiro (38), Wakaso (44), Martins Indi (67), Luís Gustavo (85).

Assistência: 30.328 espetadores.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.