Ministra das Finanças reitera que "responsabilidade" é para manter nos próximos anos

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 out (Lusa) -- A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, voltou hoje a afirmar que "a responsabilidade" inscrita na proposta de Orçamento de Estado para 2015, que está a ser debatida no Parlamento, vai "muito além do próximo ano".

"Em cada proposta de orçamento, a responsabilidade que nos cabe a todos vai muito além do ano a que nos diz respeito", afirmou a ministra na sua intervenção inicial no plenário da Assembleia da República, onde a proposta de Orçamento de Estado para 2015 está a ser debatida.

Maria Luís Albuquerque considerou que Portugal "ainda tem dificuldades pela frente", principalmente num contexto internacional "sempre mais exigente", afirmando que o país "não pode desistir", nem desperdiçar "os sacrifícios dos últimos anos".

"Este orçamento assegura a consolidação de um caminho de crescimento sustentado, assente em finanças públicas mais equilibradas e que abre caminho ao orçamento para 2016 em contexto de maior estabilidade", disse.

A ministra discursava na apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2015, debate que, hoje de manhã, ficou marcado pelas declarações do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, quanto à devolução dos cortes salariais em 2016.

SP (VAM/SF/HPG)// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.