Passos já promete: se for reeleito propõe devolução de apenas 20% dos cortes salariais em 2016

| Política
Porto Canal

O primeiro-ministro disse hoje que se for reeleito nas próximas legislativas voltará a propor a devolução de apenas 20% dos cortes salariais dos funcionários públicos, medida que foi 'chumbada' pelo Tribunal Constitucional.

"Nos termos do Tribunal Constitucional, a reversão salarial em Portugal em 2016 deverá ser total, porque o Tribunal Constitucional não permitiu que a proposta que o Governo anunciou pudesse em 2016 prosseguir com mais uma devolução de 20% do corte salarial", afirmou o primeiro-ministro durante o debate na generalidade do Orçamento do Estado para 2015.

Mas, acrescentou, caso seja reeleito nas legislativas do próximo ano irá apresentar novamente a proposta chumbada pelos juízes do Palácio Ratton: "Se eu for primeiro-ministro nessa altura não deixarei de apresentar novamente essa proposta, portanto, proporei que a reversão salarial seja de 20% em 2016, como consta de resto daquilo que tem sido a posição pública do Governo".

O chefe do executivo, que respondia às questões colocadas pelo deputado José Luís Ferreira do partido ecologista "Os Verdes" explicou que no OE para 2015 o Governo não podia ignorar a decisão do TC, que diz que a reversão salarial proposta apenas pode vigorar para 2015.

"Mas, não deixarei como sugeri no meu discurso inicial de apresentar propostas que estejam de acordo com aquilo que nós achamos que é razoável", sublinhou.

Na abertura do debate em plenário da proposta do Governo de OE para 2015, o primeiro-ministro tinha afirmado, a propósito dos salários: "essa reversão é total para os trabalhadores do Estado com rendimentos até 1500 euros. E para vencimentos acima desse montante a reversão será de 20% em 2015 e integral no ano seguinte - se outras propostas não forem feitas entretanto".

Em agosto, o Tribunal Constitucional declarou constitucional a norma que estabelecia os cortes salariais no setor público nos anos de 2014 e 2015 e declarou inconstitucionais as reduções previstas para os anos de 2016 a 2018.

A norma analisada pelo TC estabelecia que a redução remuneratória era revertida em 20% a partir de 1 de janeiro de 2015 e que "no orçamento do Estado para 2016 e nos orçamentos subsequentes" seria "fixada a percentagem de reversão da redução remuneratória, em função da disponibilidade orçamental".

Na sequência do chumbo do TC, o Governo alterou o diploma, passando o artigo 4.º ("reversão da redução remuneratória temporária) a ter a seguinte redação: "A redução remuneratória prevista no artigo 2.o vigora no ano 2014 a partir da data da entrada em vigor da presente lei e no ano seguinte, sendo revertida em 20 % a partir de 1 de janeiro de 2015".

Com o anúncio hoje feito o primeiro-ministro retoma a proposta inicial do Governo, estabelecendo, contudo, desde já o ‘teto' da devolução dos cortes em 2016 - 20%. A norma chumbada pelo TC não fixava previamente qual a reposição que seria feita em 2016 e anos subsequentes, estabelecendo que dependeria da "disponibilidade orçamental".

No acórdão do ‘chumbo' do TC, os juízes do Palácio Ratton argumentaram que a norma que estabelecia os cortes a partir de 2016 não garantia uma redução faseada, sendo que a única coisa certa era que cessaria ao fim de quatro anos, "não estando excluído que continuasse em vigor até 80% do que está atualmente".

A norma, sustentaram os juízes, garantia "uma redução salarial incerta, de percentagem decrescente absolutamente variável entre 80% da prevista para 2014 e zero, no período entre 2016 e 2018".

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.