Não está prevista nova reunião para a "salvação nacional"

Não está prevista nova reunião para a "salvação nacional"
| Política
Porto Canal

PSD, PS e CDS-PP realizaram hoje a "oitava reunião do processo de diálogo interpartidário" no sentido de alcançar o compromisso de salvação nacional proposto pelo Presidente da República, num comunicado sem referência a próximas reuniões.

"Realizou-se hoje a oitava reunião do processo de diálogo interpartidário iniciado no dia 14 de julho de 2013, com vista a alcançar um compromisso de salvação nacional", refere o comunicado final emitido pelos três partidos, ao sexto dia consecutivo de negociações.

No comunicado não consta qualquer referência a uma próxima reunião entre os três partidos.

Segundo o documento, a delegação do PSD foi liderada, como habitualmente, por Jorge Moreira da Silva e integrando Miguel Poiares Maduro e Carlos Moedas, a do PS por Alberto Martins e integrando Eurico Brilhante Dias e Óscar Gaspar e a do CDS-PP por Pedro Mota Soares e integrando Miguel Morais Leitão.

Nesta reunião esteve presente novamente o assessor da Presidência da República e antigo ministro da Educação do Governo de Durão Barroso, David Justino.

Na quinta-feira ao início da noite, no último comunicado divulgado, os três partidos afirmaram ter aprofundado a discussão de "documentos e contributos" apresentados pelas respetivas delegações na quinta reunião realizada com vista a um acordo de médio prazo proposto pelo Presidente.

Questionado pela comunicação social, à saída da sede do CDS-PP, em Lisboa, local onde decorreu a reunião de quinta-feira, o dirigente social-democrata Jorge Moreira da Silva disse que "o processo não terminou" e que as partes tinham acertado apenas falar quando este estivesse concluído.

A mesma nota referia que "na reunião, aprofundou-se a discussão sobre os documentos e contributos apresentados pelas três delegações" e que o assessor da Presidência da República David Justino voltou a estar presente, "como observador, para assegurar um conhecimento regular ao senhor Presidente da República".

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.