Comissão de direitos humanos pede fim dos centros de detenção para famílias nos EUA

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 28 out (Lusa) - A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) pediu hoje aos Estados Unidos que encerrem os seus centros de detenção para crianças e famílias imigrantes.

No primeiro dia das 153 sessões agendadas, a CIDH realizou uma dezena de audiências sobre os Estados Unidos, Equador, Colômbia e Cuba. Numa delas, a comissão expressou a sua preocupação pela gestão do Governo de Barack Obama na crise provocada pela chegada de 60.000 de menores sozinhos às fronteiras do país este ano, vindos de El Salvador, Guatemala e Honduras.

"A comissão expressou repetidamente que as crianças não devem ser retidas em centros de detenção", afirmou Felipe González, membro da CIDH, que no início deste mês visitou o sul do Texas para avaliar a situação dos menores.

Os Estados Unidos têm atualmente três centros de detenção de famílias onde os migrantes permanecem enquanto o seu processo de deportação avança no sistema judicial, situados em Karnes City (Texas), Artesia (Novo México) e Leesport (Pensilvânia).

Em resposta, um representante do Governo de Washington alegou que o uso destes centros de detenção está de acordo com os padrões internacionais e assegurou que iam continuar a ser utilizados.

"A nossa política é continuar a ampliar estas instalações", disse Timothy Zúñiga-Brown, coordenador do grupo de trabalho do Departamento de Estado dedicado às crianças não acompanhadas.

ISG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Papa pede melhores condições nas prisões para o crescimento humano e espiritual

O Papa Francisco considerou este domingo “fundamental” que o sistema prisional ofereça aos presos “espaços de crescimento”, durante a sua visita às reclusas da prisão feminina de Veneza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.