Ébola: Profissionais de saúde sob risco em Dallas (EUA) sujeitos a restrições

| Mundo
Porto Canal / Agências

Austin, Estados Unidos, 17 out (Lusa) -- As autoridades de Dallas (Texas) ordenaram, esta quinta-feira, aos 75 profissionais de saúde que estiveram em contacto com o paciente que morreu na semana passada para evitarem os espaços e transportes públicos.

Os médicos e enfermeiros devem assinar um documento legal no qual assumem esse compromisso, informou o juiz do distrito do condado de Dallas, Clay Jenkins, à saída de uma reunião em que as autoridades recusaram decretar estado de emergência na cidade.

"Não há necessidade de utilizar poderes extraordinários ou colocar as pessoas sob qualquer tipo de lei especial", disse o magistrado.

A medida afeta 75 profissionais de saúde que, a par das enfermeiras Nina Pham e Amber Vinson (ambas contagiadas com o Ébola) cuidaram do paciente liberiano Thomas Eric Duncan, que morreu no passado dia 08.

Apesar de as autoridades não terem definido qual será a duração das restrições anunciadas, a vigilância para as pessoas que apresentam risco de infeção pelo vírus é de 21 dias, pelo que poderá estender-se durante as próximas duas semanas.

Além dos 75 trabalhadores, as autoridades mantêm sob observação 40 pessoas que também mantiveram contacto com Duncan antes de dar entrada no hospital, assim como os 132 passageiros que seguiam a bordo do avião em que viajou, na segunda-feira, Amber Vinson.

A enfermeira foi transferida na quinta-feira para o Hospital Universitário Emory de Atlanta (Georgia) e espera-se que hoje a sua colega, Nina Pham, dê entrada no Centro Clínico da rede de Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (Maryland).

DM // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.