Ébola: França inicia sábado controlo de voos procedentes da Guiné-Conacri

| Mundo
Porto Canal / Agências

Paris, 16 out (Lusa) -- Os controlos sanitários à chegada ao aeroporto parisiense de Roissy (Charles de Gaulle) dos voos procedentes da Guiné-Conacri arrancam no sábado, anunciou hoje a ministra da Saúde francesa, Marisol Touraine.

A temperatura corporal dos passageiros vai ser medida por uma equipa médica do aeroporto com o apoio da Cruz Vermelha e da Proteção Civil, disse a ministra à AFP, após ter especificado à LCI/Radio Classique que o procedimento vai ser efetuado na 'manga' do avião e, portanto, antes da sua entrada no aeroporto.

Os voos com partida para a Guiné-Conacri também vão ter um controlo mais rígido, afirmou Marisol Touraine.

O anúncio da colocação em marcha do dispositivo foi feito na quarta-feira pelo Presidente francês, François Hollande, através de um comunicado, depois de uma conversa com os seus homólogos dos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unidos e Itália, durante a qual Paris garantiu que vai construir novos centros de tratamento para combater a doença na Guiné-Conacri.

Na mesma videoconferência, Hollande precisou que a medida se aplica aos voos procedentes da "zona afetada pelo vírus", apesar de não ter especificado que países eram visados nem em que ia consistir.

Desde o início do surto, em março passado, foram registados 8.997 casos de Ébola, dos quais 4.493 mortais, na sua maioria na Libéria, Serra Leoa e Guiné-Conacri, segundo um relatório da Organização Mundial de Saúde divulgado quarta-feira.

DM // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

O resgate de Caramelo. O final de uma história que passou as fronteiras do Brasil e conquistou o mundo

Com o número de mortos nas inundações no sul do Brasil a ultrapassar os 100 mortos, a história do resgate da égua de nome Caramelo lança uma luz de esperança entre a desgraça que afetou milhares de brasileiros.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.