Ébola: Líder republicano pede a Obama suspensão de voos de países afectados

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 16 out (Lusa) -- O presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, o republicano John Boehner, pediu, na quarta-feira, à Administração de Barack Obama para estudar a suspensão temporária de voos com origem em países afetados pelo Ébola para evitar novos contágios.

"Uma proibição temporal dos voos a partir de países afetados pelo vírus é algo que o Presidente deveria absolutamente considerar, a par de outras medidas, dado que crescem as dúvidas sobre a segurança do nosso sistema aéreo", afirmou Boehner em comunicado.

Cerca de 30 deputados, quase todos republicanos, pediram nas últimas semanas a proibição de voos para os Estados Unidos procedentes dos países da África Ocidental mais atingidos pelo vírus.

"Os esforços devem continuar e a Câmara dos Representantes está preparada para atuar se for necessário a fim de garantir a contenção desta ameaça", disse o líder da câmara baixa do Congresso norte-americano na mesma nota citada pela agência Efe.

Contudo, a Administração norte-americana reiterou hoje que a suspensão é uma possibilidade que não está, neste momento, sobre a mesa, referiu o porta-voz da Casa Branca Josh Earnest após a videoconferência que o Presidente dos Estados Unidos manteve com os seus homólogos da Alemanha, França, Itália e Reino Unido para afinar a estratégia global contra o Ébola.

O diretor dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, Thomas Frieden, também deixou clara, por várias vezes, a sua oposição à ideia de "encerrar a fronteira" aos viajantes procedentes dos países mais afetados pelo Ébola por entender que seria "contraproducente" ao dificultar o controlo da epidemia nessas mesmas nações.

O alarme nos Estados Unidos tem crescido agudizado pela descoberta, em Dallas, do contágio de uma segunda enfermeira, a qual fez um voo regular entre Cleveland (Ohio) e a cidade do Texas quando já tinha sintomas.

Desde o início do ano foram registados 8.914 casos de Ébola, dos quais 4.447 mortais, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.

DM //

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.