Passos garante que um mês após a reforma o Citius estará a funcionar em pleno

Passos garante que um mês após a reforma o Citius estará a funcionar em pleno
| Política
Porto Canal

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou hoje que a plataforma informática Citius estará a funcionar em pleno, o mais tardar, um mês após a reforma do mapa judiciário, e rejeitou a imagem de uma justiça "bloqueada".

"Aquilo que estamos a concluir é o processo de levantamento de todo o sistema informático que, o mais tardar, no prazo de um mês após essa grande reforma ter sido efetuada, estará em condições de funcionar em pleno", declarou Pedro Passos Coelho, durante o debate quinzenal no parlamento.

O chefe do executivo PSD/CDS-PP aproveitou o tempo de debate com o PSD para responder à coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) Catarina Martins, que o tinha questionado sobre a situação da justiça, e começou por dizer que "o que aconteceu com a plataforma Citius não devia ter acontecido".

Passos Coelho acrescentou que a reforma do mapa judiciário avançou com base em informações de que havia "condições de se fazer o levantamento das novas comarcas sem problemas".

Contudo, "isso não aconteceu, e esse transtorno que, desde que as comarcas foram criadas até hoje, tem vindo a ser tratado pelo Governo com todo o empenho, de forma a minimizar os impactos desse transtorno", prosseguiu.

Referindo que "a plataforma Citius só envolve o processo cível, o que é importante", o primeiro-ministro defendeu que a situação "não cola com a imagem de que a justiça está bloqueada nestas semanas por essa razão - não está".

"Nós ainda temos cinco ou seis comarcas para levantar no Citius. Até hoje, cerca de 18 ficaram completas", mencionou.

Segundo o primeiro-ministro, "entretanto, os tribunais têm vindo a funcionar - em condições mais deficientes, mas têm vindo a funcionar".

Dirigindo-se a Catarina Martins, Passos Coelho concluiu: "Creio que, por essa razão, senhora deputada, se não devemos cumprimentar o Governo pelo transtorno grande que aconteceu na vida dos tribunais por ter falhado o funcionamento da plataforma, podemos pelo menos reconhecer que numa reforma desta magnitude o Governo tem feito tudo mas tudo para o resolver com celeridade".

+ notícias: Política

Morreu antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro

O antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro morreu aos 88 anos, informou esta segunda-feira o partido, que destaca a sua dedicação à luta “pela emancipação dos povos, pela democracia, o progresso social, a paz e o socialismo”.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".