Presidente da ASJP diz que CITIUS funciona em metade das Comarcas mas aos "tropeções"

Presidente da ASJP diz que CITIUS funciona em metade das Comarcas mas aos "tropeções"
| País
Porto Canal

O presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais alertou hoje que o sistema informático está a funcionar com "dificuldades" e aos "tropeções" nas 12 das 23 comarcas em que o Ministério da Justiça garante que o Citius está operacional.

Confrontado com a informação de que em 12 das 23 comarcas da nova organização judiciária o Citius já está a funcionar, o dirigente da ASJP reconheceu 'a agência Lusa que nessas comarcas houve transferência eletrónica de processos, mas observou que o sistema ainda está a funcionar aos "tropeções".

"Ainda há muitas deficiências. Há processos que ainda não foram transferidos ou que faltam peças processuais", comentou Fernando Jorge, alegando que o MJ quer transmitir a ideia de que, nessas comarcas, o Citius está "a funcionar bem, mas não está".

O dirigente do SFJ referiu que as pessoas são informadas que nessas comarcas está tudo a funcionar normalmente, deslocam-se aos tribunais e aí constatam que, afinal, há dificuldades para aceder ao processo que pretendem, acabando por barafustar com os oficiais de justiça pelo sucedido.

Entretanto, a adesão hoje à greve dos funcionários judiciais na Comarca de Bragança atingiu os 65 por cento, segundo indicações fornecidas à Lusa pela ASJP.

Tratou-se de mais uma paralisação parcial, que decorre comarca a comarca, até 31 de outubro, e que, com exceção de Bragança, tem vindo a registar uma adesão superior a 85 por cento.

O protesto dos funcionários judiciais, que contou também com um dia de greve nacional em finais de setembro, visa demonstrar a "indignação" e "insatisfação" pelo défice de oficiais de justiça nos tribunais e pela falta de resolução, pelo Ministério da Justiça (MJ), de questões relativas à aposentação e acesso às categorias de chefia por parte destes profissionais.

Existem atualmente em Portugal cerca de 6.500 funcionários judiciais.

+ notícias: País

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.