BE defende demissão de Paula Teixeira da Cruz devido ao "caos" na reforma da justiça

| Política
Porto Canal / Agências

Loures, 03 out (Lusa) -- A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) Catarina Martins defendeu hoje a demissão da ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, alegando que o novo mapa judiciário trouxe "o caos" aos tribunais.

"A reforma na justiça está a ser um caos pela forma como foi feita. Aqui no tribunal de Loures vemos um tribunal onde chegaram milhares de processos e que não têm onde os pôr. Não tem funcionários. Uma ministra que não tem soluções não tem condições para continuar no Governo", afirmou esta tarde a deputada bloquista no final de uma visita ao tribunal de Loures.

A principal crítica de Catarina Martins foi para a avaria no sistema informático Citius que se encontra inoperacional por um período indeterminado e que está a condicionar o acesso aos processos.

"Neste momento há pessoas com processos no tribunal de trabalho parados e por isso não estão com acesso ao subsídio de desemprego como têm direito. Há processos no tribunal de família parados e portanto há crianças que aguardam pela pensão de alimentos. E a isto a ministra da Justiça limita-se a dizer que acontece. Não pode acontecer", sublinhou.

Nesse sentido, o BE admitiu voltar a pedir a presença de Paula Teixeira da Cruz no Parlamento para exigir mais esclarecimentos sobre a avaria na plataforma Citius e a falta de recursos humanos nos tribunais.

"Pode haver segundo ou terceiro pedido de desculpas, mas a verdade é que o problema está por resolver e o sistema de justiça continua a não dar resposta àquilo que a população exige. Além disso não sabemos quando é que isto começa verdadeiramente a funcionar", afirmou a deputada do BE Cecília Honório.

Os problemas no Citius têm afetado o arranque do novo mapa judiciário, que dividiu o país em 23 comarcas e que entrou em vigor a 01 de Setembro.

FYS // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Morreu antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro

O antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro morreu aos 88 anos, informou esta segunda-feira o partido, que destaca a sua dedicação à luta “pela emancipação dos povos, pela democracia, o progresso social, a paz e o socialismo”.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".