Oposição parlamentar pede demissão do ministro da Educação

| Política
Porto Canal com Lusa

A oposição parlamentar, em bloco, pediu hoje no parlamento a demissão do ministro da Educação, Nuno Crato, durante um debate agendado para esclarecer os problemas relacionados com a colocação de professores e os danos causados aos alunos.

"Neste momento, Nuno Crato, por mais que a maioria queira, já não tem legitimidade política para liderar o Ministério da Educação", afirmou o deputado do PS Acácio Pinto, defendendo que está em curso "um crime político" na área da educação.

Perante os pedidos de demissão, o ministro respondeu apenas: "Não nos demitimos de corrigir erros".

O PS lembrou que há alunos que estão há quase um mês sem aulas e que já se sentem danos nas aprendizagens.

O debate resulta de um agendamento potestativo do PEV (direito de dominar a agenda), tendo a deputada Heloísa Apolónia feito a intervenção inicial em nome do partido para dizer que se impõe um esclarecimento urgente do ministro.

"Estes erros são indesculpáveis, hoje o país pede que o Governo assuma o mínimo que tem de assumir, indemnize os professores lesados e divulgue as listas de colocação. O país precisa de um método estável de colocação de professores", sustentou Heloísa Apolónia.

A deputada lembrou que professores mal colocados tiveram de celebrar contratos de arrendamento, pagar mais de um mês de renda, havendo casos em que levaram os filhos consigo para outras localidades e agora têm de "voltar para trás".

Rita Rato, do PCP, acusou a equipa ministerial de ter criado "um problema gravíssimo" ao país.

"A situação das escolas é insustentável. Cada dia a mais deste governo é um dia a mais para o país e para a escola pública", criticou.

O PSD, através de Amadeu Albergaria, assumiu que o processo de colocação de professores através da Bolsa de Contratação de Escola (BCE) não correu bem e defendeu que devem ser ponderadas todas as possibilidades legais para ressarcir os docentes que foram "vítimas de um erro".

O Bloco de Esquerda, pela voz do deputado Luis Fazenda, desafiou o ministro a demitir-se no parlamento, considerando mesmo que seria uma atitude de "higiene democrática".

Luís Fazenda exigiu a divulgação das listas de colocação de professores e perguntou se o Ministério da Educação vai "honrar os contratos que assinou" com os professores que ficaram sem trabalho depois de corrigido o erro associado à plataforma da Bolsa de Contratação de Escola.

+ notícias: Política

Morreu antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro

O antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro morreu aos 88 anos, informou esta segunda-feira o partido, que destaca a sua dedicação à luta “pela emancipação dos povos, pela democracia, o progresso social, a paz e o socialismo”.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".