Especialistas mundiais dizem que comunidade internacional foi negligente e que a Europa chegou tarde ao combate ao ébola

Especialistas mundiais dizem que comunidade internacional foi negligente e que a Europa chegou tarde ao combate ao ébola
| Mundo
Porto Canal

A Europa chegou tarde ao combate ao ébola e a comunidade internacional foi negligente, acusam 44 especialistas mundiais em saúde pública, entre os quais o ex-diretor-geral da Saúde José Pereira Miguel, numa carta aberta publicada na revista The Lancet.

"Não é só uma questão de verbas e dinheiro", disse à agência Lusa José Pereira Miguel, antigo presidente do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) e um dos autores do documento, que foi enviado pelos subscritores às autoridades dos respetivos governos.

No documento, publicado na edição de sábado da revista The Lancet, lê-se que os profissionais de saúde e as populações que estão no terreno -- na África ocidental -- "necessitam desesperadamente de equipamentos de proteção individual e desinfetantes, como sabonetes e cloro.

Os autores defendem uma maior participação dos Estados europeus no envio de ajuda e de profissionais, bem como no apoio à sua formação.

"Após meses de inércia e negligência por parte da comunidade internacional, a epidemia de ébola está totalmente fora de controlo", começam por escrever os autores do documento.

Segundo José Pereira Miguel, a Europa começou tarde, mas a luta contra o ébola ainda pode ser ganha, embora só se a Europa ajudar.

A carta vai nesse sentido: "Pressionar os Estados europeus para que se faça mais, para que se mobilizem todos os recursos que a Europa tem".

Segundo José Pereira Miguel, o documento alcançou alguns dos objetivos, pois foi seguido do anúncio de medidas da Comissão Europeia de apoio aos países afetados.

Sobre a epidemia, o especialista em saúde pública considerou a situação "muito grave", lembrando que o vírus já fez cerca de 3.000 mortos e que os hospitais montados no terreno estão sobrelotados.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.