Cavaco critica promessas irrealistas e defende contenção dos défices

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 5 out (Lusa) - O Presidente da República contestou hoje a prática de promessas e medidas irrealistas e defendeu que é preciso manter o esforço de contenção dos défices e de controlo da despesa, dando cumprimento ao Tratado Orçamental.

No seu discurso na cerimónia comemorativa do 5 de Outubro, realizada no salão nobre da Câmara Municipal de Lisboa, Aníbal Cavaco Silva pediu responsabilidade e verdade aos agentes políticos e argumentou que a gestão criteriosa dos recursos públicos é essencial para preservar o Estado social.

O chefe de Estado considerou que a União Europeia enfrenta "sérios desafios" e "novas ameaças, designadamente de origem externa", que irão pôr à prova a solidez do projeto europeu.

Neste quadro, "as exigências decorrentes do processo de integração, nomeadamente as que decorrem do Pacto de Estabilidade e Crescimento e do Tratado Orçamental, implicam, da parte dos diversos governos nacionais, a manutenção do esforço de contenção dos défices das contas públicas e de controlo rigoroso da despesa", afirmou.

Segundo Cavaco Silva, "o modelo do Estado social não está, de modo algum, posto em causa, pelo contrário: é justamente para conseguir preservar esse modelo, numa Europa cada vez mais afetada pela quebra da natalidade e pelo envelhecimento das populações, que somos obrigados a proceder a uma utilização muito criteriosa dos escassos recursos públicos disponíveis".

"É neste contexto que os agentes políticos devem assumir, de uma vez por todas, uma cultura de responsabilidade e uma cultura de verdade", defendeu.

O Presidente da República - que nesta intervenção apelou hoje a uma cultura de compromisso e propôs uma reflexão sobre o regime político português, advertindo para o populismo e apontando o risco de implosão do atual sistema partidário - criticou a prática de promessas e medidas irrealistas, que no seu entender tem sido "constante".

"Na vida política portuguesa, tem sido prática constante, sobretudo nas últimas décadas, fazerem-se promessas e anunciarem-se medidas irrealistas com vista a conquistar o apoio dos cidadãos e o voto do eleitorado", disse.

"O incumprimento das promessas feitas constitui um dos principais fatores de aumento da descrença dos Portugueses na sua classe política e de desconfiança nas instituições", acrescentou.

Cavaco Silva insistiu que "é tempo de instituir uma cultura de maior responsabilidade e realismo", porque a atual conjuntura "não se compadece com promessas de facilidades nem com soluções utópicas".

"Se as dificuldades são inegáveis, existem, contudo, fundados motivos para termos esperança no futuro. Mas a esperança constrói-se, não se promete. A esperança constrói-se com trabalho e com responsabilidade, com sentido de interesse nacional", completou.

IEL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.