FC Porto com título de hóquei sempre na mira, sem esquecer campeão Valongo

FC Porto com título de hóquei sempre na mira, sem esquecer campeão Valongo
| FC Porto
Porto Canal

Um surpreendente Valongo, o campeão em título, e os habituais FC Porto e Benfica são os nomes fortes na corrida ao título no Nacional de hóquei em patins, cuja época 2014/15 tem início no sábado.

Depois de uma temporada surpreendente e contra todas as previsões possíveis, foi o AD Valongo que se intrometeu entre "dragões" e "águias" para conquistar o título nacional, numa prova decidida taco-a-taco até à última jornada.

O primeiro campeonato da história desta formação nortenha, treinada por Paulo Pereira, decidiu-se na última jornada, com os da casa a vencerem o FC Porto por 5-3, chegando a um título inédito, apesar da igualdade pontual com os rivais (74 pontos).

Esta época a equipa parece empenhada em demonstrar que podem continuar a contar com ela e para já iniciou os "trabalhos" com a conquista da Supertaça, batendo o Benfica por 7-5, no último fim de semana.

Nem a saída de Rafa para FC Porto, que no jogo decisivo com os "dragões" marcou quatro dos cinco golos, parece ter enfraquecido a equipa, com Nuno Araújo a assumir o protagonismo na Supertaça (com quatro golos), bem apoiado pelo reforço Suissas (ex-Oliveirense).

No FC Porto, o guarda-redes Tiago Sousa (ex-Mealhada) é também um dos reforços importantes, tendo em conta o castigo imposto ao espanhol Edo Bosch, por agressão a um adversário, com 15 jogos efetivos, com mais cinco de pena suspensa, durante seis meses.

Uma decisão que deixa a equipa de Tó Neves sem o espanhol durante metade da época e que levou os "dragões" a contratarem Tiago Sousa, que fará dupla com Nelson Filipe na primeira volta.

O AD Valongo inicia o campeonato no sábado com uma receção ao recém-promovido "Os Tigres", enquanto o FC Porto joga também em casa, frente a um adversário habitualmente difícil, os açorianos do Candelária.

O Benfica, que iniciou a época com a derrota na Supertaça, volta a surgir naturalmente como candidato -- "águias" e "dragões" somam 21 títulos cada um -, na segunda época consecutiva sob o comando do técnico Pedro Nunes.

Os "encarnados" perderam o espanhol Marc Coy, mas passaram a contar com o italiano Nicolia (ex-Valdagno), jogador que no jogo da Supertaça apontou dois golos.

A época, que o Benfica inicia sábado num dérbi frente ao Sporting, tem a curiosidade de poder desempatar "dragões" e "águias" em número de títulos (21) num palmarés que dominam e no qual o terceiro clube, o Paço D'Arcos, tem apenas oito.

Se o nível de forças for semelhante ao da última época, e há sempre a ter em conta a Oliveirense, de Vítor Fortunato, FC Porto, Benfica e AD Valongo podem vir a ter uma reta final de grandes emoções e decisão.

O calendário prevê que as três últimas jornadas, da primeira volta (11.ª, 12.ª e 13.ª) e da segunda (24.ª, 25.ª e 26.º), tenham jogos que envolvem os três primeiros classificados da última época.

Depois de no último campeonato o título ter ficado decidido em Valongo, na receção ao FC Porto, no próximo ano serão os "dragões" a receber a equipa "vizinha", com a última ronda agendada para 16 de maio.

Antes o Benfica receberá o FC Porto (18 abril) e visitará o Valongo (09 de maio).

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.