BE não exclui comissão de inquérito mas está "focado" nos esclarecimentos reclamados a Passos

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 set (Lusa) - O coordenador do BE João Semedo afirmou hoje que o partido não exclui propor uma comissão de inquérito à situação do primeiro-ministro enquanto deputado mas sublinhou que por enquanto o Bloco está "completamente focado" em que Passos preste esclarecimentos.

"O primeiro-ministro precisa de, urgentemente, responder a três questões muito simples: colaborou ou não com Tecnoforma ou com uma organização associada a essa empresa; segundo, dessa colaboração obteve ou não obteve algum rendimento; terceiro, esse rendimento foi ou não declarado onde devia ser declarado, ao Tribunal Constitucional, à Assembleia da República e, naturalmente, em sede de IRS", afirmou João Semedo.

É nestas três perguntas e nas respostas que reclamam ao primeiro-ministro "que o Bloco está completamente focado", declarou, sublinhou que são matérias "que só ao primeiro-ministro compete responder".

"Quando nos perguntam se admitimos intervir no sentido de criar na Assembleia da República no futuro uma comissão de inquérito a este caso, a resposta é óbvia, não podia ser outra: nós não excluímos nenhum instrumento para esclarecer esta situação, mas o que reclamamos e a expectativa que temos é que isso não será necessário porque é evidente que o senhor primeiro-ministro não deixará de responder as três perguntas", afirmou.

ACL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.