Empresa pirotécnica de Penafiel alega cumprir todas as condições de segurança

| Norte
Porto Canal / Agências

Penafiel, 19 set (Lusa) - Uma representante da empresa de pirotecnia Penafiel onde hoje ficaram feridos quatro trabalhadores, vítimas de uma explosão, disse à Lusa que as instalações cumprem todas as condições de segurança.

"É uma das melhores empresas ao nível da Europa. Em termos de segurança, formação e equipamento, não encontra nenhuma fábrica tão boa como esta", afirmou Filomena Pereira, do departamento jurídico da empresa.

Em declarações aos jornalistas, junto às instalações, a representante da empresa disse que a explosão que provocou os feridos não ocorreu num paiol, mas num armazém que continha inertes e material eletrónico.

Frisou ainda que os trabalhadores não se encontravam no armazém e, quando se deu a explosão, cerca das 8:10, não tinham ainda começado a trabalhar.

Filomena Pereira explicou que os meios da empresa constataram que havia um segundo armazém com fumo e pretendiam acorrer à situação, mas foram impedidos pelos peritos no local, que alegaram razões de segurança.

Aquele armazém acabou por ser destruído pelas chamas, hora e meia após a primeira explosão.

A representante da empresa admitiu que os danos são "avultados", mas disse que esse aspeto "não tem importância", atendendo que apenas se tinham verificado ferimentos ligeiros nos trabalhadores.

Questionada sobre o tempo que a empresa precisava para retomar a atividade, disse não ser possível avançar com aquela informação, sublinhando apenas que está tudo "calmo e sereno".

"As condições de segurança estão perfeitamente acauteladas", reafirmou.

Na empresa, com sede em Rio de Moinhos, laboram cerca de duas dezenas de funcionários, segundo a representante da administração.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.

Saiba onde vão estar os radares em maio no Norte do país

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, no âmbito da habitual operação “Quem o avisa…”, onde e quando vão estar localizados os radares de velocidade para o mês de maio.