Rebentamentos em pirotecnia de Penafiel onde explosão causou quatro feridos

| Norte
Porto Canal / Agências

Penafiel, 19 set (Lusa) - Pequenos rebentamentos foram ouvidos ao longo da manhã na empresa de pirotecnia de Rio de Moinhos, Penafiel, onde pouco depois das 8:10 ocorreu uma grande explosão que provocou quatro feridos ligeiros.

Segundo populares, ouvidos esta manhã pela Lusa no local, ocorreu uma segunda grande explosão, cerca das 9:00, embora menor do que a primeira, e pequenos rebentamentos "que pareciam foguetes".

Em janeiro, outra explosão naquela empresa provocou um morto.

Esta manhã, nas instalações da empresa, pouco depois das 11:00, ainda se observavam vestígios de fogo no paiol onde ocorreu o rebentamento, para além de fumo e outros sinais de explosão, sobretudo chapas penduradas nas árvores.

Meios dos bombeiros de várias corporações da região estão nas instalações da empresa, desconhecendo-se, em concreto, o tipo de operações estão a efetuar.

Populares disseram à Lusa que os moradores da zona receberam ordens da GNR para desligarem as botijas de gás doméstico.

A empresa ainda não prestou quaisquer esclarecimentos sobre o que terá ocorrido.

A primeira explosão desta manhã, que foi ouvida na sede do concelho, a cerca de sete quilómetros, provocou quatro feridos ligeiros, dois dos quais assistidos no local por uma equipa médica e os restantes encaminhados para o Hospital Padre Américo, em Penafiel.

Fonte daquele hospital disse à Lusa que os dois feridos - um homem de 61 anos e uma mulher de 34 - são "ligeiros" e encontram-se em observação pelos serviços clínicos.

Fonte da proteção civil municipal avançou à Lusa que o rebentamento ocorreu quando a empresa ainda não tinha iniciado a laboração.

Os feridos, acrescentou, encontravam-se ainda na zona do escritório, preparando-se para iniciarem a atividade na empresa.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

EN105 esteve cortada ao trânsito em Santo Tirso devido a aparatoso acidente

Um aparatoso acidente, na madrugada desta quarta-feira, entre dois veículos ligeiros obrigou ao corte da Estrada Nacional 105, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Época balnear arranca em junho no Grande Porto. Saiba quando é mais seguro ir à praia

A época balnear deste ano terá mais seis praias balneares vigiadas, num total de 595, numa abertura progressiva que começa no feriado do 1.º de maio no concelho de Cascais e em alguns locais da Madeira, foi anunciado, esta quarta-feira.