Escócia/Referendo: Reino Unido prosseguirá papel de liderança na NATO, Rasmussen

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 19 set (Lusa) -- O secretário-geral da NATO disse hoje respeitar a escolha feita pelos escoceses no referendo sobre a independência da Escócia, manifestando-se convicto de que o Reino Unido continuará a desempenhar um papel de liderança no seio da Aliança Atlântica.

Numa curta declaração divulgada em Bruxelas após conhecida a vitória do "não" à independência, Anders Fogh Rasmussen, que se prepara para deixar a liderança da NATO, no final do mês, saúda também a declaração já feita pelo primeiro-ministro britânico, David Cameron, no sentido "de que o Reino Unido continuará como um país unido".

"O Reino Unido é membro fundador da NATO, e estou convicto de que o Reino Unido continuará a desempenhar um papel de liderança para manter a nossa Aliança forte", conclui Rasmussen.

Os escoceses recusaram, na quinta-feira, com uma diferença de cerca de 10 pontos percentuais, a independência do Reino Unido.

Quando falta apenas apurar o resultado de uma das 32 divisões administrativas, o 'não' registava 55,42% dos votos (1,91 milhões) contra os 44,58% (1,53 milhões) dos partidários da independência.

David Cameron já manifestou hoje a sua satisfação pela decisão do povo escocês em manter unidas as "quatro nações" depois da vitória do 'não' no referendo da independência da Escócia.

Numa declaração em frente da residência oficial de Downing Street, David Cameron disse que o "resultado foi claro" e que é uma "oportunidade" de mudar a forma como o país é governado.

ACC/JCS // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Encontrado português desaparecido na Suíça

O jovem de 26 anos que estava desaparecido em Sargans, na Suíça, foi encontrado durante a manhã desta quinta-feira, informou um familiar, através de uma publicação na rede social Facebook.

“Castelo de Harry Potter” na Ucrânia bombardeado por mísseis russos

Um ataque de mísseis lançado pela Rússia atingiu o “Castelo de Harry Potter”, esta segunda-feira, o edifício localizado na cidade portuária em Odessa, na Ucrânia.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.