Pais fecham escola do 1.º ciclo do concelho de Leiria a cadeado por falta de segurança

| País
Porto Canal / Agências

Leiria, 15 set (Lusa) - Os pais dos alunos da Escola Básica do 1.º ciclo do Vidigal, no concelho de Leiria, fecharam hoje o estabelecimento de ensino com um cadeado, como forma de protesto contra a falta de segurança.

O presidente da associação de pais, Paulo Medeiros, explicou que a tomada de posição é um alerta para um problema que já se arrasta "há cerca de cinco anos".

"Temos uma assistente operacional a tempo parcial , o que não garante a segurança das crianças, pois ficam sozinhas sem ninguém a tomar conta delas", adiantou o encarregado de educação, que tem um filho no pré-escolar e outro no quarto ano do 1.º ciclo.

Paulo Medeiros sublinhou que irá continuar a encerrar a escola "até que a situação fique resolvida".

Segundo o representante dos pais, a associação já denunciou o problema à Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, bem como à direção do Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus, à qual pertence a escola do Vidigal.

"Esta escola tem o mesmo direito das outras. A diretora foi contactada na sexta-feira e ficou de me dar uma resposta, mas até ao momento não me disse nada", informou.

O horário da funcionária, este ano, ainda não é conhecido, mas "continuará a tempo parcial". "A indicação que temos é que não trabalhará entre as 11:30 e as 15:00. Sai às 18:00, mas antes disso tem de deixar a limpeza da escola feita. Durante esse período as crianças estão na rua sozinhas", revelou Paulo Medeiros.

Patrícia Almeida, mãe de uma aluna, também se mostrou preocupada com a situação. "É um perigo deixar as crianças sozinhas. Temos de fazer alguma coisa para garantir a segurança das crianças. Eu trabalho e não posso vir buscá-la assim que acabam as aulas."

Paulo Medeiros informou que a escola possui cerca de 45 alunos, sendo que no 1.º ciclo existem duas salas com cerca de 28 alunos.

Outra reivindicação dos pais é a colocação de lombas em frente à escola, uma vez que "a porta da escola sai diretamente para a rua". Pedido que, segundo Paulo Medeiros, também ainda não foi atendido.

Até às 10:30 não foi possível obter um esclarecimento por parte da direção do Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus.

EYC // ZO

Lusa/Fim.

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).