Ariana de nove anos conheceu hoje a terceira escola em Castro Daire

| País
Porto Canal / Agências

Castro Daire, 15 set (Lusa) - O nervoso miudinho misturava-se com a alegria de estar a poucos minutos de conhecer a nova escola primária, a terceira instituição de ensino que a pequena Ariana Carvalho frequenta na sua ainda curta vida académica.

Apesar dos seus nove anos, conhecer mais uma escola não é novidade para Ariana, que vive na povoação de Bustelo, no concelho de Castro Daire.

Primeiro frequentou o jardim-de-infância da sede de freguesia, em Almofala, que fica a poucos quilómetros da casa dos avós, com quem vive, porque os pais estão emigrados em França, perto de Bordéus.

Seguiu-se a escola primária de S. Joaninho, desta feita a 12 quilómetros de casa, onde esteve do primeiro ao terceiro ano para agora ir frequentar o quarto ano da escola primária da sede do concelho.

A mudança não a assusta, bem pelo contrário: é encarada com alegria, pois terá oportunidade de conhecer e brincar com outras crianças da sua idade.

"Estou contente por ter mudado, a escola de S. Joaninho era boa e tinha um campo com largueza, onde jogava às apanhadas e futebol, mas agora vou conhecer mais meninos da minha idade", disse.

Como é a única criança da povoação de Bustelo em idade de frequentar a escola primária, aguardou pelo miniautocarro escolar, sozinha, até às 08:20.

Respirou fundo, conheceu a nova vigilante, que a vai acompanhar nas viagens de meia hora até chegar à escola, e subiu para a viatura.

A mãe, Lisete Martins, veio de França para estar presente no arranque do ano letivo da filha na sua nova escola.

"Penso que vai ser bom para ela: vai aprender e desenvolver mais com outros meninos", disse, desvalorizando o facto de ter passado por várias mudanças e de estar agora numa escola mais distante de casa.

No entanto, ainda não pôs de lado a ideia de levar a Ariana e a irmã mais nova, a Iara, para França.

"É uma opção que estamos a pensar seriamente. Por isso, ainda não sabemos muito bem para onde vai a nossa filha mais nova", apontou.

Em declarações à Lusa, o vice-presidente da Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE), António Parente, explicou que com o encerramento da Escola de S. Joaninho, os 11 alunos inscritos - provenientes das freguesias de S. Joaninho, Cujó e Almofala - foram acolhidos em Castro Daire.

"Enquanto CNIPE, não estamos contra ou a favor de encerramentos de escolas, gostaríamos que fosse tudo tratado com base no diálogo, caso a caso. Onde fosse benéfico para pais e alunos, defendemos que se encerrem escolas, mas onde isso não acontece manteríamos a escola aberta", esclareceu.

A presidente da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, Ida Vicente, avançou que alguns pais mostraram-se descontentes pela informação tardia de que a Escola de S. Joaninho seria encerrada.

"O descontentamento manifestado pelos pais foi por não serem informados de que a Escola de S. Joaninho iria encerrar, tendo sido confrontados com isso no início do ano escolar. Uma das mães referiu que só na passada quinta-feira teve conhecimento de que o filho iria frequentar a Escola de Castro Daire".

Na sua opinião, "não houve informação" e "diálogo entre o Ministério de Educação e os pais dos alunos".

No concelho de Castro Daire estava sinalizado o encerramento de seis escolas, tendo sido concretizado apenas o fecho da Escola Primária de S. Joaninho.

O vereador da Câmara de Castro Daire, Rui Braguês, sublinhou que o executivo tentou defender "a manutenção de todas como pode, não conseguindo evitar o encerramento da de S. Joaninho que tinha apenas 11 alunos".

"Restou assegurarmos o circuito de transporte escolar e trazer os alunos para Castro Daire, onde irão depois prosseguir os seus estudos em termos de 2º ciclo", concluiu.

O concelho de Castro Daire tem atualmente 14 escolas primárias em funcionamento.

CMM // CC.

Lusa/fim

+ notícias: País

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.