Nuno Crato afirma que providências cautelares contra encerramento de escolas estão sem efeito suspensivo

| Política
Porto Canal

O ministro da Educação e Ciência afirmou hoje, no Porto, que "não há uma única providência cautelar" contra o encerramento de escolas que tenha tido efeito suspensivo e garantiu que o ano escolar iniciou-se com normalidade.

"Do meu conhecimento, não há uma única providência cautelar que tenha tido efeito suspensivo", disse o ministro, que se escusou a comentar os casos particulares de escolas que abriram à revelia da decisão do Ministério da Educação.

"As providências cautelares são uma possibilidade legal que as pessoas podem utilizar. Têm todo o direito de o fazer. Nos apresentámos uma contestação fundamentada e a partir desse momento a providência cautelar cessa o seu efeito imediato", disse o ministro da Educação, que falava na abertura da conferência internacional "Towards ohter Earths II -- The Star Planet Connection".

Questionado sobre a contestação dos professores contratados que alegam terem existido erros informáticos na sua colocação, o ministro Nuno Crato disse não conhecer em pormenor essa contestação.

Contudo, sublinhou que "o processo de colocação de professores é a ponderação de vários fatores, um dos quais é a graduação profissional (...).

"Os critérios estão na lei. É só ler a lei", sublinhou.

Um dos argumentos utilizados pela associação de professores contratados relaciona-se com o facto de docentes com graduação académica inferior estarem a passar à frente de colegas com melhores resultados.

Nuno Crato acrescentou que no arranque do ano letivo "há sempre acusações", mas garantiu que "os erros que existirem serão corrigidos. Se existirem, é evidente que esse será o nosso procedimento".

"O ano letivo está a começar bem, apesar de uma ou outra contestação", frisou, referindo que este é um processo que envolve "milhares e milhares de pessoas, de muitos professores e diretores".

"É um trabalho conjunto. Trabalhamos sempre para que corra da melhor maneira. Há sempre um problema ou outro, uma escola que tem uma dificuldade num aspeto ou noutro, mas os lugares em falta estão a ser preenchidos", referiu.

Segundo o ministro, "num universo de 100 e tal mil professores no sistema educativo público, fala-se da colocação de mil/dois mil professores que está hoje a ser feita".

Nuno Crato salientou o facto de estar a iniciar este dia de regresso à escola numa conferência sobre Ciência, considerando ser um facto "particularmente significativo".

"A Ciência é o nosso futuro e é algo que eu posso e irei dizer aos nossos alunos do ensino Básico e Secundário com quem vou contactar hoje, que eles também podem ser grandes cientistas, como podem ter outras profissões, desde que trabalhem", referiu.

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".