Ministério diz que encerramento de escola em Paredes consta da Carta Educativa

| Norte
Porto Canal / Agências

Paredes, 27 ago (Lusa) - O Ministério da Educação referiu hoje, em comunicado, que o encerramento da escola básica da Lage, em Paredes, contestado pela junta de freguesia e pela população, decorre da Carta Educativa do concelho.

Segundo a tutela, resulta deste documento a construção de um centro escolar na localidade de Cete, para o qual está prevista a transferência dos alunos da escola que a tutela pretende encerrar.

"Este centro escolar foi objeto de candidatura a financiamento, no valor de 1,97 milhões de euros, ou seja, um compromisso [desde 2008] do município de Paredes para com o Estado Português e a Comissão Europeia", lê-se no comunicado.

O ministério refere que "o encerramento da escola básica da Lage está explícito na candidatura a financiamento que viabilizou a construção do centro escolar de Cete".

"O encerramento decorre assim de um processo normal e de acordo com as entidades envolvidas", acrescenta.

A Escola Básica da Lage situa-se na freguesia de Parada de Todeia, no sul do concelho de Paredes.

A população da localidade manifestou-se hoje, no Porto, contra o encerramento do estabelecimento, alegando que a escola conta com 70 alunos e tem todas as condições físicas para se manter em funcionamento.

O presidente da junta criticou o Governo por "insistir" no encerramento a única escola básica da freguesia, prometendo continuar a lutar contra aquela decisão.

"A junta tudo vai fazer para que a luta não termine até ao início do ano escolar. Gostaria de vos dar uma boa notícia, mas parece que o Governo continua surdo e não olha para as crianças, mas apenas para os custos", afirmou Agostinho Pinto, depois de se reunir com responsáveis da Direção Regional da Educação do Norte.

APM // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Saiba onde vão estar os radares em maio no Norte do país

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, no âmbito da habitual operação “Quem o avisa…”, onde e quando vão estar localizados os radares de velocidade para o mês de maio.

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

Viana do Castelo vai lançar novo concurso público para a construção do mercado

O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou esta terça-feira a a abertura de um novo concurso público para a construção do novo mercado municipal, no local onde existia do prédio Coutinho.