Luta contra encerramento da escola de Parada de Todeia, Paredes, vai continuar

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 27 ago (Lusa) -- O presidente da Junta de Freguesia de Parada de Todeia, concelho de Paredes, criticou hoje o Governo por "insistir" em encerrar a única escola básica da freguesia, prometendo continuar a lutar contra a decisão.

"A junta tudo vai fazer para que a luta não termine até ao início do ano escolar. Gostaria de vos dar uma boa notícia, mas parece que o Governo continua surdo e não olha para as crianças mas apenas para os custos", afirmou Agostinho Pinto depois de reunir com responsáveis da Direção Regional da Educação do Norte, a quem entregou uma resolução em defesa da manutenção da escola básica local.

Mais de uma centena de habitantes daquela freguesia deslocou-se hoje ao Porto para protestar, em frente à DREN, contra o encerramento do estabelecimento escolar, que conta com 70 alunos.

Segundo o autarca, "custos e cartas educativas" foram os argumentos apresentados pela DREN para justificar a decisão de fechar a escola.

"Não vou daqui totalmente convicto de que [a escola] não encerre (...). Temos que lutar para levar por diante a nossa escola", afirmou Agostinho Pinto à população de Parada, que esperou cerca de uma hora no local pelo final da reunião na DREN.

O autarca adiantou que vai agora solicitar uma reunião com caráter de urgência ao presidente da Câmara de Paredes, no sentido de tentar ainda travar o fecho da escola, admitindo a possibilidade de interpor uma providência cautelar.

"Ainda vamos a tempo", disse, acrescentando que a escola básica tem melhores condições do que o Centro Escolar de Cete, para onde deverão ser transferidos os alunos de Parada de Todeia.

A escola da freguesia tem salas para cada um dos quatro anos do primeiro ciclo, enquanto em Cete terá que haver turmas mistas, frisou o autarca.

Agostinho Pinto salientou ainda que a escola dispõe de um refeitório capaz de fornecer cem refeições em simultâneo, de um polidesportivo e de aquecimento central.

César Moreira, membro da Associação de Pais da escola da freguesia, lembrou que recentemente foram feitas obras na estrutura para melhorar as suas condições, não percebendo o porquê de a fechar este ano letivo que arrancará em meados de setembro.

"As condições da escola de Cete não são melhores do que as desta, antes pelo contrário", sublinhou o encarregado de educação.

Nesta luta contra o encerramento do estabelecimento de ensino, Parada de Todeia não quer "ser tratada como exceção, apenas quer ser tratada com dignidade", concluiu.

JAP // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Saiba onde vão estar os radares em maio no Norte do país

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, no âmbito da habitual operação “Quem o avisa…”, onde e quando vão estar localizados os radares de velocidade para o mês de maio.

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

Viana do Castelo vai lançar novo concurso público para a construção do mercado

O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou esta terça-feira a a abertura de um novo concurso público para a construção do novo mercado municipal, no local onde existia do prédio Coutinho.