Adesão à greve de 90% nos hospitais e superior a 70% nos centros de Saúde argarvios - Sindicato

| País
Porto Canal / Agências

Redação, 22 ago (Lusa) -- A adesão dos enfermeiros à greve de hoje nos serviços de saúde algarvios atingiu os 90 por cento no turno da manhã nos hospitais e superou os 70 por cento nos centros de saúde, segundo o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

Em comunicado o sindicato refere que houve também alguns casos de adesão a 100 por cento, como é o caso do Centro de Saúde de Alcoutim e do Serviços de Urgência Básica de Loulé e Lagos, enquanto no Centro de Saúde de São Brás de Alportel a adesão dos enfermeiros atingiu os 91%.

Em Silves a adesão alcançou os 74%, em Aljezur 83%, em Portimão 75%, em Lagoa 71%, em Lagos 89% e em Olhão os 53%, enquanto nos Serviços de Urgência Básica de Albufeira e Vila Real de Santo António a adesão atingiu os 67%.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses frisa que "o compromisso dos profissionais com a defesa do SNS e a exigência de melhores condições de trabalho determinará a manutenção das exigências que estão na base desta greve".

Os sindicatos da saúde e da função pública do Algarve cumprem hoje um dia de greve que abrange todos os profissionais de saúde, em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) na região.

A greve, que começou às 00:00 e tem a duração de 24 horas, é a primeira paralisação conjunta no Algarve que congregará enfermeiros, médicos e profissionais da função pública, nomeadamente pessoal administrativo e auxiliares de ação médica, segundo os representantes do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), do Sindicato dos Médicos da Zona Sul e do Sindicato da Função Pública do Sul.

Entre os motivos da greve, os enfermeiros destacam a falta de contratação de novos profissionais ou a realização de mais um turno consecutivo pelo mesmo profissional como situações que têm vindo a degradar as condições de trabalho.

De acordo com Margarida Agostinho, do Sindicato dos Médicos da Zona Sul, há muitos clínicos a abandonar os serviços por reforma ou reforma antecipada, devido às más condições de trabalho, que se traduzem sobretudo na falta de pessoal e de material e tornam difícil manter as pessoas a trabalhar.

Rosa Franco, do Sindicato da Função Pública do Sul, chamou a atenção para o importante papel desempenhado nas unidades de saúde pelo pessoal administrativo e auxiliar e apontou inúmeras falhas nos serviços, desde a recolha do lixo a profissionais obrigados a fazer escalas de 16 horas.

"As instituições de saúde não funcionam sem os auxiliares, principalmente porque fazem parte da equipa multidisciplinar de saúde e sem os auxiliares não há serviço nenhum que funcione", sublinhou.

SCYS (MHC)//GC.

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.