FC Porto: Já é amor. Crónica de jogo

FC Porto: Já é amor. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

FC Porto venceu o Vitória SC (3-1) e vai disputar a terceira final da Taça seguida, a quinta em seis anos.

O FC Porto é finalista da Taça de Portugal pela terceira edição consecutiva, pela quinta vez nos últimos seis anos e prepara-se para defrontar o Sporting no próximo dia 26 de maio, um domingo, no Estádio Nacional (17h15, RTP1). Para garantirem um lugar em Oeiras, os detentores da prova rainha receberam e bateram o Vitória de Guimarães, por 3-1, na segunda mão das meias-finais que o Estádio do Dragão acolheu esta quarta-feira.

Sérgio Conceição promoveu seis mudanças no onze que havia empatado contra o Famalicão, no sábado (2-2), e a vantagem que os azuis e brancos trouxeram do D. Afonso Henriques (0-1) desapareceu logo no primeiro minuto, quando Afonso Freitas encostou um lançamento desviado por Jorge Fernandes para o fundo das redes de Cláudio Ramos (0-1).

A reação tardou dez minutos, surgiu numa diagonal de Galeno que acabou nas mãos de Charles e antecedeu um remate alto de Otavio, após passe de Pepê. Francisco Conceição sofreu falta do guardião vitoriano no ataque subsequente, Artur Soares Dias mandou seguir e Fábio Melo demorou a avisar o juiz de campo que, revistas as imagens, não hesitou em apontar para a marca dos onze metros - que Borevkovic destruiu num gesto antidesportivo que lhe valeu o cartão amarelo.

Mehdi Taremi não tremeu na cobrança da grande penalidade, repôs a igualdade (1-1) e alguma justiça no marcador. Pepe, solicitado por Galeno, desperdiçou de cabeça a oportunidade que se seguiu, Pepê também acertou no boneco de pé direito e só Francisco Conceição é que consumou a reviravolta para lá dos 45, na finalização de uma combinação com João Mário no flanco predileto de ambos (2-1).

O descanso fez bem aos minhotos, que regressaram mais espevitados e subidos no terreno, conforme demonstrou a carambola de Tiago Silva que quase traiu Cláudio Ramos no arranque da etapa complementar. Ao tiro distante de Nuno Santos, que o dono da baliza da casa encaixou, seguiu-se outro de Galeno, desviado pela defensiva visitante, e uma série de boas chances desperdiçadas: duas pelo próprio Galeno e outra do compatriota Pepê, todas em zona privilegiada.

O novo internacional canarinho saiu, Romário Baró entrou e só precisou de meia dúzia de minutos para servir Pepê com uma assistência primorosa que valeu o 3-1. O camisola 11 cedeu a vaga a Gonçalo Borges, Bruno Gaspar perdeu uma oportunidade de ouro, Nico, Francisco e Taremi deram lugar às entradas de Eustáquio, Wendel Silva e Danny Namaso, que teve tempo e espaço para fazer muito melhor ao minuto 88. Aos 90, um lance tricotado acabou nos pés de João Mário e morreu nas luvas de Charles.

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".