Diretor de campanha do PS comenta as primeiras projeções

| Política
Porto Canal

O diretor de campanha do PS, João Torres, garantiu hoje que o partido não irá criar “impasses constitucionais” caso se verifiquem as projeções das televisões, mas afasta a aprovação de orçamentos apresentados pela direita, cabendo-lhe “liderar a oposição”.

Em declarações aos jornalistas num hotel em Lisboa, onde os socialistas estão a acompanhar a evolução dos resultados eleitorais, João Torres reagiu aos resultados das projeções televisivas e foi questionado se o PS mantém a disponibilidade de viabilizar um Governo da Aliança Democrática (AD) caso se confirme a sua vitória.

“O PS não criará impasses constitucionais no nosso país, mas permita-me simultaneamente que seja muito claro a este respeito: o PS não é o parceiro natural da AD, não é o parceiro natural da direita no nosso país”, declarou.

O também diretor da campanha do PS salientou que, caso se confirmem as projeções, o partido “tem a obrigação de liderar a oposição e de mostrar que há um caminho e uma visão diferente”.

Interrogado se o PS abre a porta a uma negociação para uma abstenção num eventual Orçamento do Estado apresentado pela AD, João Torres respondeu: “Ninguém espera do PS que viabilize orçamentos da direita em Portugal”.

“Isso é algo que ficou muito claro e muito sublinhado ao longo das últimas semanas é que nós temos uma visão da sociedade diferente. Nós defendemos políticas públicas que são matricialmente diferentes das da AD”, referiu.

João Torres indicou que, caso se verifiquem as projeções televisivas, a obrigação do PS será também a de “convencer os portugueses, reconciliar os portugueses com as políticas públicas que defende, porque são aquelas que também contribuem para uma maior liberdade e igualdade”.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.