Secretário-geral do PS é o primeiro líder partidário a ser eleito

Secretário-geral do PS é o primeiro líder partidário a ser eleito
| Política
Porto Canal

O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, foi o primeiro líder partidário a ser eleito nas legislativas de domingo, pelo círculo eleitoral de Aveiro.

Pedro Nuno Santos foi o primeiro deputado do PS a ser eleito pelo círculo de Aveiro, quando o partido que lidera conquistou 26,16 % dos votos já apurados e a AD (coligação PSD/CDS/PPM) vai à frente com 31,4%.

O secretário-geral do PS foi o cabeça de lista do PS por Aveiro, distrito de onde é natural.

Naquele distrito, a coligação AD (PSD/CDS/PPM) também já elegeu Emídio Ferreira dos Santos Sousa, com 37,38%.

Segundo a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI), estavam inscritos para votar 10.819.122 eleitores.

No total, serão eleitos 230 deputados, em 22 círculos eleitorais - 18 dos quais em Portugal continental e os restantes nos Açores, na Madeira, na Europa e fora da Europa.

Concorreram a estas legislativas antecipadas 18 forças políticas, menos três do que nas eleições de 2019 e 2022.

Nas legislativas anteriores, em 30 de janeiro de 2022, a taxa de abstenção situou-se nos 48,54%, tendo-se verificado uma descida em relação às legislativas de 2019, nas quais a taxa de abstenção atingiu o número recorde de 51,43%.

+ notícias: Política

Assembleia do Livre aprova lista para as europeias com mais abstenções do que votos a favor

A Assembleia do Livre aprovou esta noite a lista de candidatos às eleições europeias, encabeçada pelo investigador Francisco Paupério, com 13 votos a favor, 18 abstenções e seis contra.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".